Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mercredi 15 novembre 2017

DESAPARECEU HOJE UMA GRANDE « DAME » FRANҪOISE HÈRITIER

FRANҪOISE HÈRITIER, faleceu hoje aos 84 anos de idade, dia do seu pròprio aniversàrio. 
Reputada etnòloga, antropòloga, grande amiga da Ảfrica onde esteve vàrias vezes.
Autora de inùmeras obras literàrias e cientìficas entre as quais “O Jornal dos Africanistas (ed. 2004) e O Sal da Vida" (ed. 2014).
Recebeu vàrios prémios durante a sua carreira sendo o ùltimo na semana passada, o “Prémio Especial Femina”, enquanto que dirigiu vàrias Instituições de prestìgio.
Militante feminista da primeira hora, também foi seguidora do outro reputado etnologo-antropòlogo CLAUDE LEVI-STRAUSS, falecido em 2009, que considerava como seu “Guia”, e afirma que o encontro com ele mudou a sua vida e carreira, a orientando para antropologia social.

FRANҪOISE HÈRITIER  era também professora no “Collège de France”, em Paris, cadeira de CLAUDE LEVI-STRAUSS  que ela passou a ocupar depois do falecimento deste, e onde inaugurou a cadeira de “Estudo comparado das Sociedades Africanas”. 
Claude Levy-Strauss

Pequena resenha de “Collège de France” : Esta Instituição situada no “Quartier Latin em Paris, foi fundada em 1530 cujo o primeiro nome era Collège Royal, depois mudou o nome para Collège Impèrial, com a chegada de Napoleão Bonaparte, sendo o nome actual data de 1870.
È um reputado estabelecimento de ensino superior e de pesquisas, onde a nomeação de professores faz-se directamente pelo  Presidente da Repùblica ou sob sua delegação. 
Dispensa cursos gratuito sem exigência de diplomas, nas àreas cientìficas, literàrias, e artìsticas. Assim como a inscrição, gratuita.
Como disse atràs  o antopòlogo CLAUDE LEVI-STRAUSS foi um eminente professor nesta Instituição.

Aucun commentaire: