Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mardi 21 novembre 2017

CABO VERDE DEVELOPMENT FORUM EM CASCAIS: O PỚS-FORUM TRAZ-NOS MUITAS INFORMAҪÕES, LEIA O "APANHADO" EM BAIXO DO COMISSÀRIO DA CEDEAO ISAÌAS BARRETO DA ROSA.

S.Exca. Primeiro Ministro de Cabo Verde atento à exposição do Comissàrio da CEDEAO Sr. Isaìas Barreto da Rosa

CABO VERDE DEVELOPMENT FORUM EM CASCAIS: O PỚS-FORUM TRAZ-NOS MUITAS INFORMAҪÕES DE ALGUNS TRABALHOS, ENTRE OS VÀRIOS, REALIZADOS NO SEIO DA CEDEAO E PREVISÕES QUE SER-SE-ÃO BENẺFICOS PARA CABO VERDE.
LEIA O "APANHADO" EM BAIXO DO COMISSÀRIO DA CEDEAO “ISAÌAS BARRETO DA ROSA” EXPOSTOS DURANTE O FORUM. PRINCIPALMENTE OS QUATRO ÙLTIMOS PARÀGRAFOS QUE CONSTITUE OS PONTOS IMPORTANTES DA SUA INTERVENҪÃO.☝

Tive o grande prazer de participar na última sexta-feira, dia 17 de Novembro em Cascais, Portugal, no I Cabo Verde Development Forum, a convite da Sua Excelência o Senhor Primeiro-ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva.
O evento organizado pelo governo de Cabo Verde e cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Sr. Primeiro-Ministro, contou igualmente com a presença do Ministro da Economia, José Gonçalves, do Ministro da Cultura Abraão Vicente, além do Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. Vários Membros do corpo diplomático acreditado em Portugal estiveram igualmente presentes. Na assistência estavam essencialmente e empresários Portugueses potencialmente interessados em investir em Cabo Verde.
Na minha intervenção, tive a oportunidade de falar sobre “Cabo Verde na CEDEAO - localização geoestratégica e oportunidades”. Temos um mercado de apenas 500 mil habitantes, mas podemos ser a porta de entrada para um mercado de 340 milhões de consumidores da CEDEAO. Falei de quatro áreas, nas quais, do meu ponto de vista, Cabo Verde poderá funcionar como porta de entrada do investimento externo no mercado da CEDEAO:

(1) Transformação da matéria-prima – Cabo Verde pode servir de “plataforma industrial e comercial entre a África Ocidental, as Américas e a Europa”. Podemos importar matéria-prima da sub-região, sem imposto alfandegário, transformar essa matéria-prima em Cabo Verde e exportar o produto transformado para a região da CEDEAO no âmbito do ETLS, para os EUA no âmbito do AGOA e para a Europa no âmbito da nossa parceria especial com a União Europeia. Empresas estrangeiras podem investir em Cabo Verde nesta área.

(2) Serviços e soluções no domínio das TIC – Cabo Verde lidera a região da CEDEAO nesta área. Na África Ocidental existe muito por fazer no domínio das TIC e da governação eletrónica. Soluções tecnológicas podem ser desenvolvidas em Cabo Verde e podem ser exportadas para os outros Estados-Membros da nossa organização comunitária.

(3) Transporte marítimo e aéreo – Existe um grande défice de investimentos nesta área em toda região da CEDEAO. Pela sua localização geoestratégica, pela sua estabilidade, pela sua moeda, Cabo Verde pode ser a porta de entrada de investimentos externos na CEDEAO nesta área.

(4) Energias renováveis – Com 30% da energia consumida no país proveniente de fontes renováveis e com metas para atingir 100% nos próximos anos, Cabo Verde lidera a região da CEDEAO nesta matéria. O país sedia igualmente o Centro da CEDEAO para Energias Renováveis e Eficiência Energética (ECREEE) e tem no Centro para Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) uma entidade vocacionada para prestar serviços nesta área à região da CEDEAO. 
S.Exca. 1° Ministro de Cabo Verde-Sr. Ulisses de Pina Correia e Silva
Sr. Manuel Caldeira Cabral-Ministro da Economia de Portugal
Sr. Carlos Carreiras-Presidente da Câmara M. de Cascais
Sessão de trabalho durante o Forum



Aucun commentaire: