Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 15 janvier 2017

"NHU NAXU" DJA FLABA:

ALA TA BEN DIA KI TA DJOBEDU ORINA DI PORTUGES PA FOZI RAMEDI KA TA ATXADU...! - profecia di Nhu Naxu, kantu e fozi na si tempo predison di independencia di Cabo Verde.
Nhu NAXU, de seu nome verdadeiro Inàcio Mendes Baessa, um compatriota nosso que intrigava, causava estupefacção, e admiração... Galopava muito à frente dos seus contemporâneos, as suas predições faziam furor. Mas muitas vezes foi alvo de troça e vilipêndio. Todavia a sua inspiração era mais forte do que ele e da indiferença que por vezes suscitava nos seus conterrâneos, sentia um sentimento de obrigação para espalhar a sua profecia.

Nhu NAXU nasceu no século 19, cujo neste viveu uma metade sem problema, no interior da Ilha de Santiago provàvelmente natural da vila de Mendes Falero Rendero segundo a minha falecida avò Nha Filipa Monteiro. Morreu jà velho na década de 20.

Autodidacta e bom vivente, Nhu NAXU quando chegava à Praia o seu lugar de predilecção para provocar uma aglomeração de “ouvintes” era o mercado seja o “pilorinho” da Praia como é òbvio.

Por vezes, digno de um trovador, preferia frequentar as festas de romaria, casamentos ou baptizados, ou “terreiro de batucos” para predizer os acontecimentos.

Entretanto as suas predições não eram vista com bons olhos por parte do cabido local, principalmente o da Praia que o acusava de propagar informações demonìacas no seio de Praienses e de alguns espìritos incautos... E mesmo pelas autoridades coloniais que via tais personagens como desordeiros, o que lhe valeu algumas passagens sem gravidade pelo calabouço da cidade da Praia. Estas desventuras não serviram para desencorajar o nosso predicador ao contràrio estimularam-no.


Para além de independência de Cabo Verde, Nhu NAXU previu a Primeira e a Segunda guerra mundial (1914-1918, 1939-1945 respectivamente), o nascimento de Amìlcar Cabral, a invenção do avião à motor e a sua chegada dentro de poucos anos à Cabo Verde. A propòsito deste ùltimo evento disse: “Ala ta ben dia ki nu ta odja kafanhotu di fero ku ronko ta bua na céu”.
De facto pouco tempo depois viu-se os dois aviadores portugueses, Gago Coutinho e Secadura Cabral, na tentativa de atravessar via aérea pela primeira vez o Atlântico sul num hidroavião com escala em Cabo Verde em abril de 1922.
As alusões e citações dos ditos de Nhu NAXU atravessaram o tempo acompanharam a mudança na nossa sociedade, permaneceram vivas até os meados da década de 60 para cair em seguida pouco a pouco no quase esquecimento da memòria coletiva. Sobretudo à medida que os anciões e nossos avòs vão desaparecendo. Não estou querendo reabilitar este homem mas ao menos suscitar um debate e reflexão, visto que sem hesitar, todos os meios são bons para recorrermos às suas predições para justificar as mudanças na nossa sociedade e no mundo.

1 commentaire:

Anonyme a dit…

301 Moved Permanently
[url=https://www.viagrapascherfr.com/]More info!..[/url]