Segundo YU DAN, chinesa, professora na universidade de Pequim e especialista deste grande filòsofo, tornou-se célebre por ter feito uma série de conferências e dado cursos sobre CONFỨCIO principalmente numa emissão televisiva “The Lecture Room” daì a inspiração do seu livro “A Felicidade segundo o CONFỨCIO”, editado em 2006, que aconselho vivamente à ler.
Ainda segundo esta especialista, CONFỨCIO quando nasceu seu pai tinha jà 70 anos, e o pai morreu quando ele tinha três anos. Deixando-o aos cuidados de outros membros da famìlia, na pobreza total, e sem estatuto social.
Entretanto cresceu na cultura e no refinamento do Reino local, CONFỨCIO estuda os 300 capìtulos dos còdigos rituais e 3000 composições musicais da dinastia ZHOU.
Este meio intelectual e cultural teve um grande papel, maior mesmo, no pensamento confuciano que prega “a ordem, a harmonia, a modéstia, a compaixão”, etc.. Ele começou a difundir, nos tempos de guerra, e de divisão naquela altura, a mensagem de harmonia.
Neste contexto, no Reino de LU era considerado um letrado e erudito.
Na China em todo o lado era bem acolhido e honrado pelo povo, mas o poder polìtico via-o com maus olhos. Este, desconfiado, procurava calunià-lo ou mesmo assassinà-lo.
Adoeceu aos 68 anos e regressou à sua provìncia natal, e ali morreu aos 73 anos sem saber que marcarà a història da China e outros paìses asiàticos, e que conduzirà 2000 anos depois o pensamento e a cultura chinesa.
CONFỨCIO é bastante citado, as suas citações são ondulantes no mundo, têm uma grande influência em diversas àreas intelectuais.
Sìmbolo de Confucianismo |
Aliàs prosseguindo com YU DAN, os dirigentes chineses actuais à partir dos anos 80 recomençaram à citar CONFỨCIO nos seus discursos e publicações, assim como os do Japão, Coreia do Sul, e alguns outros paìses asiàticos.
Em Hong Kong o confucianismo hoje é reconhecido oficialmente como um dos seis religiões do estado.
Não hesitam mesmo a citar CONFỨCIO para explicar o sucesso econòmico dos paìses asiàticos, salientando ainda que o confucianismo està na origem da organização familiar das empresas, o sentido da hierarquia, e dom do ego no proveito do bem colectivo.
O confucianismo actualmente é reivindicado ao nome destes valores asiàticos, em torno do qual, um tipo alternativo de “modelo cultural”, social e polìtico, poderia se constituir e fazer concorrência ao de Ocidente num mundo globalizado.
Nos fins do ano 2011 contava-se 358 INSTITUTOS CONFỨCIO no mundo, em 105 paìses, entre os quais 15 em França.
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