Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 12 novembre 2017

CONFỨCIO, O CHINÊS MAIS CÈLEBRE DO MUNDO

O pensador e filòsofo chinês, CONFỨCIO, nasceu na provìncia de LU, atualmente SHAN DONG no nordeste da China, no mês de setembro do ano 551 antes de JESUS CRISTO.
Segundo YU DAN, chinesa, professora na universidade de Pequim e especialista deste grande filòsofo, tornou-se célebre por ter feito uma série de conferências e dado cursos sobre CONFỨCIO principalmente numa emissão televisiva “The Lecture Room” daì a inspiração do seu livro “A Felicidade segundo o CONFỨCIO”, editado em 2006, que aconselho vivamente à ler.
Ainda segundo esta especialista, CONFỨCIO quando nasceu seu pai tinha jà 70 anos, e o pai morreu quando ele tinha três anos. Deixando-o aos cuidados de outros membros da famìlia, na pobreza total, e sem estatuto social.

Entretanto cresceu na cultura e no refinamento do Reino local, CONFỨCIO estuda os 300 capìtulos dos còdigos rituais e 3000 composições musicais da dinastia ZHOU
Este meio intelectual e cultural teve um grande papel, maior mesmo, no pensamento confuciano que prega “a ordem, a harmonia, a modéstia, a compaixão”, etc.. Ele começou a difundir, nos tempos de guerra, e de divisão naquela altura, a mensagem de harmonia. 
Neste contexto, no Reino de LU era considerado um letrado e erudito. 

Na China em todo o lado era bem acolhido e honrado pelo povo, mas o poder polìtico via-o com maus olhos. Este, desconfiado,  procurava calunià-lo ou mesmo assassinà-lo.
Adoeceu aos 68 anos e regressou  à sua provìncia natal, e ali morreu aos 73 anos sem saber que marcarà a història da China e outros paìses asiàticos, e que conduzirà 2000 anos depois o pensamento e a cultura chinesa.
 CONFỨCIO é bastante citado, as suas citações são ondulantes no mundo, têm uma grande influência em diversas àreas intelectuais.
Sìmbolo de Confucianismo

Aliàs prosseguindo com YU DAN, os dirigentes chineses actuais à partir dos anos 80 recomençaram à citar CONFỨCIO nos seus discursos e publicações, assim como os do Japão, Coreia do Sul, e alguns outros paìses asiàticos.
Em Hong Kong o confucianismo hoje é reconhecido oficialmente como um dos seis religiões do estado.
Não hesitam mesmo a citar CONFỨCIO para explicar o sucesso econòmico dos paìses asiàticos, salientando ainda que o confucianismo està na origem da organização familiar das empresas, o sentido da hierarquia, e dom do ego no proveito do bem colectivo.
O confucianismo actualmente é reivindicado  ao nome destes valores asiàticos, em torno do qual, um tipo alternativo de “modelo cultural”, social e polìtico, poderia se constituir e fazer concorrência ao de Ocidente num mundo globalizado.  
Nos fins do ano 2011 contava-se 358 INSTITUTOS CONFỨCIO no mundo, em 105 paìses, entre os quais 15 em França.

Aucun commentaire: