jeudi 12 décembre 2013
FELIZ ANIVERSÀRIO MONSIEUR DIBANGO
Emmanuel N’Djoké Dibango mais conhecido artisticamente por MANU DIBANGO fez hoje 80 anos. Um dos
artistas africanos que goza uma reputação “especial” em França e um dos mais
preferidos. Aliàs passa a maior parte do seu tempo neste paìs, mas nasceu em
Douala (Camarões), em 12 de dezembro de 1933.
Considerado como o “papa de afro-jazz”
Dibango é um artista completo:
Cantor-instrumentista, toca vàrios instrumentos com a predileção para
saxofone... E inventor de vàrios estilos musicais entre os quais o “Soul Makossa”.
Uma homenagem lhe é feita hoje durante todo o dia, na Ràdio France Internacional (RFI) onde
ele estarà presente com convidados, reportagens e programação musical.
Serà de novo no pròximo mês de março com um mega-concerto nas cenas de
Olìmpia uma das mais conceituadas instituições musicais de Paris, aliàs cena a
qual a nossa Cesària Èvora também
usufruiu.
Em 1986 Manù Dibango teve um
acordo financeiro com Michael Jackson
para utilização de uma das suas canções no seu albùm “Thriller”. Mas este ùltimo autorizou ainda a Rihanna para utilizar a mùsica de Dibango para o tìtulo “Don’t
Stop the Music”, o que ocasionou um litìgio entre eles e Dibango. Entretanto, por fim tudo acabou
por se arranjar.
Dibango
veio de publicar um novo albùm e um livro com o mesmo tìtulo: “Balade en saxo, dans les coulisses de ma vie”.jeudi 5 décembre 2013
NELSON MANDELA FALECEU HÀ POUCO. UMA GRANDE PERDA PARA A ÀFRICA
NELSON ROLIHLAHA MANDELA, nosso MADIBA, inclinou fìsicamente perante a
morte hoje, seja às 22h50 (hora francesa), à Johannesburg em Àfrica do Sul.
Sòmente a morte aos 95 anos de idade podia fazê-lo inclinar, mas não o
seu ideal. Morreu em casa ladeado por sua famìlia... Sua esposa Graça Machel, a
ex-esposa Winnie Mandela, filhos, e netos.Nasceu em Mvezo, Àfrica do Sul, em 18 de julho de 1918 seu desaparecimento serà irreparàvel para o nosso continente africano, a sua heroicidade perdurarà pois o valor herdado desta dimensão se partilharà através das gerações vindouras.
Ìcone da liberdade, pai de todos os africanos e de todos àqueles que vejam na sua concepção de liberdade a ùnica alternativa para ter uma paz duradoura em Àfrica do Sul e não sò, algures onde quer que vivemos.
O Heròi de luta anti-apartheid foi hospitalizado no mês de junho deste ano num estado crìtico, foi aquando duma ligeira amelhoração permitiu que voltasse para casa mas sabia-se que “as escondidas” com a morte não podia durar muito tempo.
O actual presidente da Àfrica do Sul, JACOB ZUMA, que anunciou oficialmente a morte de “MADIBA”, prometeu como é òbvio, um funeral à dimensão nacional... E acrescentou: “QUE DEUS PROTEJA A ÀFRICA”. A partir de hoje Amìlcar Cabral não estarà sòzinho...!
R.I.P. MADIBA
lundi 18 novembre 2013
DORIS LESSING, faleceu
Faleceu ontem em Londres a escritora
DORIS LESSING com 94 anos.
Esta famosa escritora e
militante engajada, nasceu em Irão em 1919. Recebeu o Prémio Nobel da
Literatura em 2007 pelo “ceticismo, ardor e força visionària como averiguava a
nossa civilização” através das suas obras literàrias.
Doris Lessing era uma ferrenha militante anti-apartheid,
anti-colonialista, e feminista. Viveu muitos anos em Àfrica, na Rodésia, actual
Zimbabwe.
Entre os seus livros figura
notadamente “Going Home” publicado em 1957, onde ela pelo seu engajamento
polìtico denuncia abertamente o apartheid em Àfrica do Sul.
A sua obra mais conhecida é “O diàrio de ouro” publicada em 1962.
dimanche 17 novembre 2013
Kenny G, um instrumentista de classe
KENNY-G é um saxofonista americano, de 57 anos, tendo jà feito vàrios albùns e ocupado muitas vezes o "hit parade". Trabalhou com artistas de renome como Whitney Houston e Aretha Frankilin etc.
Depois dos anos àureos de FAUSTO PAPETTI sobretudo depois da morte deste em 1999, francamente acho que KENNY-G é o instrumentista do momento.
"Silhouette" faz parte dos seus melhores sucessos!
lundi 4 novembre 2013
LUZ CASAL e... "Historia de un Amor"
Luz Casal cantora
e compositora espanhola, nascida em Galìcia em 1955, de uma voz fluìda e suave.
Luz Casal tem feito sucessos em Europa e América latina principalmente com a
canção-bolero “Història de un amor”.
Tive a oportunidade de vê-la atuando “in vivo” em Paris, na Olìmpia”, fiquei
apaixonado...
“Història de un amor”, é uma velha canção escrita em 1955 pelo compositor panamense Carlos Eleta Almaran, que se inspirou na història de um amor perdido!
Esta canção tem incitado o nascimento de muitas paixões mas tem
atenuado a dor de muitas decepções amorosas.
jeudi 31 octobre 2013
FRANCIS ALBERT SINATRA, aliàs FRANCK SINATRA
Nascido em New Jersey em 1915, filho ùnico de imigrantes italianos (originàrios da Ilha da Sicìlia), FRANCK SINATRA teve também uma fase de vida privada boémia, pimentada de célebres escândalos.
A sua ligação com o presidente americano John Fitzgerald Kennedy e seus irmãos Teddy e Robert Kennedy, envolvidos em noitadas com a malograda atriz de cinema norte-americana Marilyn Monroe dà-se conta da història desse encontros “extraordinàrios”, saìda uns anos atràs dos arquivos de FBI revelada pelos jornalistas. Sem esquecer as suas amizades, duvidosas, com os barões da poderosa màfia americana.
Todavia, SINATRA com a sua voz aveludada que o tornou célebre no mundo vendeu mais de 150 milhões de discos!!
Cognominado de “The Voice” interpreta magistralmente, neste video em Londres, a canção “MY WAY” uma versão da canção original “COMME D’HABITUDE” composição do cantor francês Claude François.
FRANK SINATRA faleceu em maio de 1998.
dimanche 27 octobre 2013
LOU REED, faleceu hoje
Lou Reed, uma grande figura do
Rock americano e mundial faleceu hoje aos 71 anos de idade.
Segundo o magazine cultural norte-americano “Rolling Stone” que anunciou a sua morte não especificou as origens do seu falecimento, entretanto sabe-se que estava com problemas de saùde e que foi submetido a um transplante de fìgado no ano passado.
Lou Reed nasceu em 2 de março de 1941 em Nova York. Nas décadas de 60 à 70 liderou o grupo de Rock “The Velvet Underground” e do qual se separou em 1971 para começar uma carreira artìstica à solo. E a sua paixão por JAZZ e BLUES foi determinante.
Excelente cantor, compositor e guitarista, teve um sucesso mundial com uma composição sua bastante conhecida “WALK ON THE WILDE SIDE” que aqui publico. Apreciem.
Segundo o magazine cultural norte-americano “Rolling Stone” que anunciou a sua morte não especificou as origens do seu falecimento, entretanto sabe-se que estava com problemas de saùde e que foi submetido a um transplante de fìgado no ano passado.
Lou Reed nasceu em 2 de março de 1941 em Nova York. Nas décadas de 60 à 70 liderou o grupo de Rock “The Velvet Underground” e do qual se separou em 1971 para começar uma carreira artìstica à solo. E a sua paixão por JAZZ e BLUES foi determinante.
Excelente cantor, compositor e guitarista, teve um sucesso mundial com uma composição sua bastante conhecida “WALK ON THE WILDE SIDE” que aqui publico. Apreciem.
mardi 15 octobre 2013
THOMAS SANKARA... O aniversàrio do seu assassinato.
Thomas Sankara |
O capitão THOMAS ISIDORE NOËL SANKARA nasceu em 21 de dezembro de 1949 em Alto-Volta antiga colònia francesa da Àfrica ocidental. Ainda muito jovem defendeu as suas idéias anti-imperialista, panafricanista, anti-colonial, e terceiro-mundista.
Aos 34 anos tornou-se presidente da Repùblica de Alto-Volta e foi o mais jovem presidente, da història do seu paìs, em exercìcio no continente africano.
De imediato mudou o nome do seu paìs Alto-Volta para “BURKINA FASO” (combinação de duas palavras, o que significa “paìs de homens ìntegros” nas duas lìnguas principais do paìs, moré e dioula).
Acentuava e assumia cada vez mais o seu engajamento revolucionàrio, as suas palavras ainda ressoam em toda a Àfrica e no mundo, tais como: “...A pilhagem colonial dizimou as nossas florestas sem o menor cuidado, sem pensar na reparação para os nossos dias de amanhã... Um escravo que não é capaz de assumir a sua revolta não merece que tenhamos piedade da sua sorte. Este escravo responderà sòzinho da sua desgraça, se ainda tem ilusões sobre a condescendência suspeita do proprietàrio que pretende o libertar... “
Em 1984 durante a sua estadia nos Estados Unidos fez um longo discurso na Assembléia das Nações Unidas que ficou célebre, destaca-se a frase: “...Falo ao nome de milhões de seres humanos que estão nos ghettos porque têm a pele negra ou porque são da cultura diferente, e benificiam do estatuto à penas superior a um animal... Eu sofro ao nome dos Ìndios massacrados, humilhados, e confinados durante séculos nas reservas afim que não se aspirem a nenhum direito...”
Em 8 de outubro de 1987 prestou uma vibrante homenagem ao CHE GUEVARA, em Ouagadougou capital de Burkina Faso, na presença de uma delegação cubana e de Camilo Guevara March filho de Che Guevara. Uma semana mais tarde THOMAS SANKARA foi assassinado aos 37 anos, durante um golpe de estado organizado (segundo algumas fontes credìveis) por aquele que foi considerado um dos seus mais fiéis companheiros Blaise Compaoré, que imediatamente o sucedeu.
A sua maneira de pensar e de
falar franco, da liberdade e da independência econòmica dos povos oprimidos, o
seu engajamento revolucionàrio, não agradava o “establishment” e os mandões
deste mundo. Por isso o seu desaparecimento fìsico foi programado e executado, mas a ressonância dos seus ideais ampliaram consideràvelmente no Continente africano e no mundo.
Entretanto, parece que o determinismo
històrico prossegue o seu curso!!jeudi 10 octobre 2013
VINCENT NICLO, interpretação genial de « BESAME MUCHO »
BESAME MUCHO, esta canção é um
bolero composto em 1941 pela cantora mexicana CONSUELO VELAZQUEZ sob a melodia do pianista espanhol ENRIQUE GRANADOS Y CAMPIÑA.
Neste vidéo podemos apreciar a interpretação maravilhosa de BESAME MUCHO pelo cantor francês de opereta VINCENT NICLO, considerado como umas das mais belas vozes de França actualmente, sob os olhos admirativos de uma platéia de artistas franceses como Charles Aznavour, Serge Lama, Patrick Fiori, Annie Cordie etc..
Apreciem esta voz!
È certamente a
canção mais popular do mundo no século 20, hà quem diga mesmo que esta feliz
composição ficarà na història como a mais cantada no mundo por cantores e
grupos musicais de paìses diversos.
Mesmo a nossa CESÀRIA ÈVORA nacional também sucumbiu
aos ares românticos desta feliz composição de CONSUELO VELAZQUEZ.Neste vidéo podemos apreciar a interpretação maravilhosa de BESAME MUCHO pelo cantor francês de opereta VINCENT NICLO, considerado como umas das mais belas vozes de França actualmente, sob os olhos admirativos de uma platéia de artistas franceses como Charles Aznavour, Serge Lama, Patrick Fiori, Annie Cordie etc..
mercredi 9 octobre 2013
A captura de Ernesto CHE GUEVARA, num fatìdico dia 8 de outubro
Foi no dia 8 de
outubro de 1967, como hoje, que CHE GUEVARA
foi capturado pelas Forças Armadas do governo fascista boliviano, numa
provìncia recuada da Bolìvia, ao serviço do imperialismo americano.
Foi executado logo no dia seguinte pelas ordens da CIA, e o seu cadàver foi exibido numa antiga escola primària para ser contemplado pelos habitantes local.
Na foto depois da
sua captura, exibido como um troféu pelas tropas bolivianas.
Depois da libertação de Cuba ao lado de Fidel Castro, que estava sob o jugo do ditador Fulgêncio Batista, CHE GUEVARA tomou parte no novo governo do paìs junto com outros combatentes da Sierra Maestra.
Homenagem e respeito por este homem, que nasceu em Argentina, que depois de formar-se em medicina, decidiu combater o imperialismo, o colonialismo, e as ditaduras que faziam tremer os paìses do hemisfério sul... E começou pela Cuba.
Foi executado logo no dia seguinte pelas ordens da CIA, e o seu cadàver foi exibido numa antiga escola primària para ser contemplado pelos habitantes local.
CHE GUEVARA, depois da sua captura. |
Depois da libertação de Cuba ao lado de Fidel Castro, que estava sob o jugo do ditador Fulgêncio Batista, CHE GUEVARA tomou parte no novo governo do paìs junto com outros combatentes da Sierra Maestra.
Homenagem e respeito por este homem, que nasceu em Argentina, que depois de formar-se em medicina, decidiu combater o imperialismo, o colonialismo, e as ditaduras que faziam tremer os paìses do hemisfério sul... E começou pela Cuba.
Hoje, apesar do
seu desaparecimento fìsico, ele é sìmbolo de heroìsmo, liberdade, e revolução
no mundo dos oprimidos!!
R.I.P. Comandante.samedi 5 octobre 2013
AINDA MAIS UM “DRAMA” QUE ENLUTA A ÀFRICA
Um barco, para não
dizer embarcação da morte, com cerca de 500 migrantes africanos proveniente do
corno da Àfrica, trazendo à bordo principalmente Somalis e Eritréus, naufragou hoje de manhã
na costa italiana perto da Ilha de Lampedusa, pròxima da Sicìlia.
Não é o primeiro
drama macabro do género ocorrido nesta zona marìtima nas portas da Europa.
Sòmente que este drama é o mais catastròfico que os precedentes!
As autoridades
marìtimas italiana falam em mais de “300
mortos”, sem contar os desaparecidos que neste momento que estou escrevendo
estas linhas, como é òbvio, têm poucas probalidades de permanecerem vivos!!
Na foto pode
constatar-se cadàveres, recolhidos no mar, espalhados no solo do pequeno porto
da Ilha de Lampedusa. Entre eles os de uma mulher gràvida e de crianças de 3 à
5 anos!!
O governo italiano
decretou “um dia de luto” nacional.
Hipocrisia ou não,
obrigar os italianos a observar um dia de nojo impedirà que mais “embarcações
da morte” com africanos venham bater às portas da Europa a procura de uma vida
melhor? Poeira nos olhos dos incautos...!
Entretanto o
vice-primeiro ministro italiano italiano lançou um apelo e pede ajuda à União Europeia para poder fazer face a
este acontecimento fùnebre que considera como um “drama europeu”!
Todavia, quase
sempre as mesmas questões pairam no ar: “Porquê
os Africanos fogem do seu continente (agora mais do que nunca), portanto o mais
rico do planeta? Até quando continua esta “hemorragia” africana? Qual é a reacção
dos “governantes” africanos entrementes?” Claro que ninguém deve estar à
espera das respostas. Aliàs quem vai as dar...? Pois sabê-mo-las. Mas perguntar
faz bem invade-nos um sentimento de “reconforto”.
O Papa Francisco considerou, hà pouco, este drama de hoje de “uma vergonha...” Mas uma vergonha para quem?
Aliàs no passado mês de julho deste ano deslocou-se à Ilha de Lampedusa, aquando da ocorrência dum drama semelhante, denunciou a “globalização da indiferença em relação à desgraça dos infelizes africanos e pede desculpas ao nome do Ocidente...”
Compreende quem
compreenderà!!
Porto da Ilha de Lampedusa perto da Sicìlia (Itàlia) |
lundi 13 mai 2013
Paris-Saint Germain, consagrou-se hoje campeão de França
Os jogadores de PSG exultam logo no fim do jogo contra Lyon |
O PSG (Paris-Saint Germain) consagrou-se hoje, hà poucas horas, campeão de França em Lyon contra Olympique Lyonnais no Estàdio Gerland. Ganhou 1-0, um golo de ouro de Jérémy Menez, dado os pontos que tem como lìder nesta temporada, a equipa da capital francesa ganhou o campeonato antes do fim deste.
È o seu terceiro tìtulo de campeão de França, e que o escapava hà 19 anos.
Convém dizer que é logico pois o novo PSG tornou-se uma das equipas mais rica da Europa depois do grande investimento financeiro feito pelo seu novo presidente e homem de negòcios Qatarino, Nasser Al-Khelaïf.
PSG tem hoje no seu "rang" homens fortes do mundo futebolìstico, como o treinador italiano Carlo Ancelotti, o brasileiro e ex-jogador Leonardo Araùjo (diretor desportivo e 2° homem da equipa), os jogadores brasileiros Thiago Silva, Lucas Moura, e o italo-brasileiro Thiago Motta.
Sem esquecer o espectacular jogador sueco Zlatan Ibrahimovic (este conta jà o maior nùmeros de golos marcados no campeonato francês), e jà me esquecia do mais mediatizado jogador de Europa o inglês David Beckham, é o ùltimo jogador comprado recentemente pelo club do Estàdio de Prìncipe. Este investimento, darà ao PSG a envergadura para competir no campeonato europeu, com os grandes clubs actuais como Barcelona, Real Madrid, ou Bayern de Munique.
vendredi 10 mai 2013
samedi 4 mai 2013
ILDO LOBO - chante "NOS MORNA" (live) - Cabo Verde
mercredi 1 mai 2013
Hollanda e o seu novo Rei, Willem-Alexander
A Hollanda jà tem um novo Rei.
Esta terça-feira 30 de abril, a rainha Beatrix dos Paìses-Baixos, 75 anos, abdicou-se à favor do seu filho "Willem-Alexander Claus George Ferdinand" de 46 anos de idade, depois de 33 anos de reinado. Com esta idade é o mais novo soberano da Europa, aliàs é o primeiro Rei dos Paìses-Baixos depois de 120 anos. Casado desde 2002 com Màxima Zorreguieta, de 41 anos, de origem argentina. O casal tem três filhas. Esta é a primeira mulher argentina à ascender ao cargo de monarca.
Màxima Zorreguieta é filha de um antigo ministro da agricultura, Jorge Zorreguieta, do governo do ditador militar Jorge Videla na década de 70. O pai acusado de ter participado num governo macabro que praticou torturas e mortes, não foi convidado nem para o casamento da filha em 2002, nem para este evento em que a filha passou a ser rainha.
Convém lembrar que a Hollanda é um grande paìs muito amigo de Cabo Verde, acolhe no seu seio uma das mais importantes comunidades de caboverdianos na Europa. Um povo acolhedor que nunca foram insensìveis ao nosso destino durante o regime colonial fascista de Salazar e Caetano. Sem esquecer a indispensàvel cooperação entre os dois paìses., e um dos primeiros a nos apoiar e ajudar como paìs independente.
Este paìs acolheu muitos dos nossos compatriotas onde imigraram, principalmente à partir dos fins da década de 50, para fugir a consequência do regime colonial. Do seu solo partiram também muitos dos nossos compatriotas que foram integrar a fileira dos combatentes da liberdade, em Guiné-Conakry, para ajudar Amìlcar Cabral na difìcil tarefa que teve como o feliz desfecho que hoje beneficiamos.
Salve o Rei.
Esta terça-feira 30 de abril, a rainha Beatrix dos Paìses-Baixos, 75 anos, abdicou-se à favor do seu filho "Willem-Alexander Claus George Ferdinand" de 46 anos de idade, depois de 33 anos de reinado. Com esta idade é o mais novo soberano da Europa, aliàs é o primeiro Rei dos Paìses-Baixos depois de 120 anos. Casado desde 2002 com Màxima Zorreguieta, de 41 anos, de origem argentina. O casal tem três filhas. Esta é a primeira mulher argentina à ascender ao cargo de monarca.
Màxima Zorreguieta é filha de um antigo ministro da agricultura, Jorge Zorreguieta, do governo do ditador militar Jorge Videla na década de 70. O pai acusado de ter participado num governo macabro que praticou torturas e mortes, não foi convidado nem para o casamento da filha em 2002, nem para este evento em que a filha passou a ser rainha.
Convém lembrar que a Hollanda é um grande paìs muito amigo de Cabo Verde, acolhe no seu seio uma das mais importantes comunidades de caboverdianos na Europa. Um povo acolhedor que nunca foram insensìveis ao nosso destino durante o regime colonial fascista de Salazar e Caetano. Sem esquecer a indispensàvel cooperação entre os dois paìses., e um dos primeiros a nos apoiar e ajudar como paìs independente.
Este paìs acolheu muitos dos nossos compatriotas onde imigraram, principalmente à partir dos fins da década de 50, para fugir a consequência do regime colonial. Do seu solo partiram também muitos dos nossos compatriotas que foram integrar a fileira dos combatentes da liberdade, em Guiné-Conakry, para ajudar Amìlcar Cabral na difìcil tarefa que teve como o feliz desfecho que hoje beneficiamos.
Salve o Rei.
mercredi 17 avril 2013
MARGARET THATCHER - Falecida e detestada
MARGARET HILDA THATCHER, falecida na semana passada continua fazendo debate e atrair o òdio. A ex-primeira ministra britânica mesmo depois de morta divide o seu paìs em dois polos.
De um lado os que manifestam, hà uma semana nas ruas de Londres, e outras cidades do Reino Unido, de alegria. Festejam e celebram a sua morte. Opinaram mesmo que “devia ter morrido hà 50 anos atràs...!” O que não é de estranhar. Por outro lado (uma minoria) os que consideram que ela foi uma grande primeira-ministra, que teve a coragem de enfrentar a crise no seu paìs com reformas corajosas e determinação firme.
No plano internacional, ela destacou-se por ter considerado “Nelson Mandela de um grande terrorista... E Augusto Pinochet de grande democrata”! Sim senhor!! Sem esquecer a guerra das Ilhas Malvinas que ela desencadeou contra a Argentina em 1982. Convém referir que o Arquipélago das Malvinas é uma colònia inglesa situada à 480 km da costa da Argentina e que pertence naturalmente à este paìs.
Pois os ingleses ocupam estas Ilhas desde 1833 depois de terem desalojados os argentinos, e a guerra que se ocorreu entre eles para a soberania destas Ilhas durou 74 dias saldou-se pela derrota da Argentina com a perda de 650 militares, e de 250 militares ingleses mortos.
A “Dama de Ferro”, como foi alcunhada e conhecida internacionalmente depois da guerra das Ilhas Malvinas, nunca fez unanimidade na sociedade britânica e pelos vistos jamais a farà mesmo morta! Jà sò por isto acho que ela devia ser admirada e tirar-lhe o chapéu. Poderosa heim!!
Desde sua eleição nos anos 80 ela optou por uma polìtica social ultra-liberal com uma violência inédita. Privatizou, enfraqueceu os Sindicatos, e não hesitou em mandar os policiais montados carregar violentamente sobre os mineiros em greve, entre os quais houve 3 mortos e ao total 20 mil feridos.
Durante o seu mandato a classe trabalhadora inglesa, a menos favorecida, pagou caro o ultra-liberalismo da Dama de Ferro... E continua ainda a pagar mesmo depois da sua morte, pois o seu funeral na pròxima quarta-feira, dia 17 deste mês, vai custar ao Estado (contribuentes) entre 10 à 12 milhões de libras esterlinas!
Sobretudo que no seu testamento deixou bem claro que não desejava uma cerimònia à nìvel nacional para o seu funeral. Pudera, era bastante consciente da sua impopularidade!
Este custo é devido a segurança do evento, pois vàrios chefes de estado e personalidades importantes foram convidados, principalmente os antigos presidentes dos Estados Unidos da América que ainda estão vivos, claro. Os que jà faleceram se farão representar por uma personalidade. Conforme li no Le Monde.fr o realizador cinematogràfico inglês “Ken Loach”, ironizou e sugeriu: “Privatizar o seu enterro, lançar a oferta e optar por mais barato... È o que ela gostaria.” Como é òbvio, compreende-se.
Entretanto a imprensa britânica não pàra de criticar desde vàrios dias este “Adeus a 10 milhões de libras” à Margaret Thatcher. O jornal “The Independent” acha que este funeral bastante contestado antes de ser realizado, tem um aspecto positivo e justifica: “Num momento onde as pessoas se desinteressam de mais em mais da polìtica, não é nada insignificante que um polìtico, mesmo morto, provoca paixão tão elementar.” Està dito, compreende quem compreenderà! Em todo o caso o governo inglês prometeu publicar todas as facturas da ceremònia do enterro à realizar, que jà deu e darà que falar, da ex-primeira ministra britânica.
De um lado os que manifestam, hà uma semana nas ruas de Londres, e outras cidades do Reino Unido, de alegria. Festejam e celebram a sua morte. Opinaram mesmo que “devia ter morrido hà 50 anos atràs...!” O que não é de estranhar. Por outro lado (uma minoria) os que consideram que ela foi uma grande primeira-ministra, que teve a coragem de enfrentar a crise no seu paìs com reformas corajosas e determinação firme.
No plano internacional, ela destacou-se por ter considerado “Nelson Mandela de um grande terrorista... E Augusto Pinochet de grande democrata”! Sim senhor!! Sem esquecer a guerra das Ilhas Malvinas que ela desencadeou contra a Argentina em 1982. Convém referir que o Arquipélago das Malvinas é uma colònia inglesa situada à 480 km da costa da Argentina e que pertence naturalmente à este paìs.
Pois os ingleses ocupam estas Ilhas desde 1833 depois de terem desalojados os argentinos, e a guerra que se ocorreu entre eles para a soberania destas Ilhas durou 74 dias saldou-se pela derrota da Argentina com a perda de 650 militares, e de 250 militares ingleses mortos.
A “Dama de Ferro”, como foi alcunhada e conhecida internacionalmente depois da guerra das Ilhas Malvinas, nunca fez unanimidade na sociedade britânica e pelos vistos jamais a farà mesmo morta! Jà sò por isto acho que ela devia ser admirada e tirar-lhe o chapéu. Poderosa heim!!
Desde sua eleição nos anos 80 ela optou por uma polìtica social ultra-liberal com uma violência inédita. Privatizou, enfraqueceu os Sindicatos, e não hesitou em mandar os policiais montados carregar violentamente sobre os mineiros em greve, entre os quais houve 3 mortos e ao total 20 mil feridos.
Durante o seu mandato a classe trabalhadora inglesa, a menos favorecida, pagou caro o ultra-liberalismo da Dama de Ferro... E continua ainda a pagar mesmo depois da sua morte, pois o seu funeral na pròxima quarta-feira, dia 17 deste mês, vai custar ao Estado (contribuentes) entre 10 à 12 milhões de libras esterlinas!
Sobretudo que no seu testamento deixou bem claro que não desejava uma cerimònia à nìvel nacional para o seu funeral. Pudera, era bastante consciente da sua impopularidade!
Este custo é devido a segurança do evento, pois vàrios chefes de estado e personalidades importantes foram convidados, principalmente os antigos presidentes dos Estados Unidos da América que ainda estão vivos, claro. Os que jà faleceram se farão representar por uma personalidade. Conforme li no Le Monde.fr o realizador cinematogràfico inglês “Ken Loach”, ironizou e sugeriu: “Privatizar o seu enterro, lançar a oferta e optar por mais barato... È o que ela gostaria.” Como é òbvio, compreende-se.
Entretanto a imprensa britânica não pàra de criticar desde vàrios dias este “Adeus a 10 milhões de libras” à Margaret Thatcher. O jornal “The Independent” acha que este funeral bastante contestado antes de ser realizado, tem um aspecto positivo e justifica: “Num momento onde as pessoas se desinteressam de mais em mais da polìtica, não é nada insignificante que um polìtico, mesmo morto, provoca paixão tão elementar.” Està dito, compreende quem compreenderà! Em todo o caso o governo inglês prometeu publicar todas as facturas da ceremònia do enterro à realizar, que jà deu e darà que falar, da ex-primeira ministra britânica.
Margaret Hilda Thatcher |
dimanche 7 avril 2013
GUINÈ-BISSAU, na mira dos Estados Unidos e dos paìses europeus: Nicho de drogas !! O Contra-almirante da marinha Bissau-Guineense, JOSÈ AMÈRICO BUBO NA TCHUTO, jà està atràs das grades em Nova York desde dia 5 de abril. Tarifa: 1 milhão de dòlares por cada tonelada de cocaìna armazenada...!
Contra-almirante Bissau-Guineense |
Segundo a RFI (Ràdio-France
International) os agentes americanos da DEA
prepararam meticulosamente a intervenção da captura deste graduado da marinha,
de Guiné-Bissau, durante vàrias semanas e nos mìnimos detalhes – em concerto
com os Serviços anti-narcòticos caboverdianos . Pois os Estados Unidos havia
mais de três anos que jà o tinham posto na sua lista negra de narcotraficantes à
imobilizar... E sem dùvida, assim como os outros militares guineenses o Chefe
do Estado-Maior Antònio Indjai, e o
patrão da Força Aérea Ibrahima Papa
Camara. Convém referir que Bubo Na Tchuto participou em vàrios golpes de
estado no seu paìs e outras rixas polìticas.
Considerado como um dos barões e
personagem “chave” do tràfico de droga em Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto caiu numa armadilha que não podia desconfiar, claro como
é òbvio o cenàrio não tinha nada de inabitual. Na semana passada ou seja dia 2
de abril dois Agentes americanos da DEA, disfarçados de narcotraficantes vindos
da América do Sul, desembarcam no aeroporto de Bissau, onde o contra-almirante
da marinha deslocou pessoalmente para os receber. Afim de concretizarem uma “operação de tràfico” negociado alguns
dias antes, e que consisitia no seguinte: “Recepcionar
e conservar uma grande quantidade de cocaìna até à sua saìda para os Estados
Unidos, em compensação uma grande soma de dinheiro seria paga”. Neste
negòcio o contra- almirante Bubo Na Tchuto exigiu a “tarifa
de 1 milhão de dòlares” por cada tonelada de cocaìna recebida em
Guiné-Bissau, e propôs a utilização da empresa em que ele é proprietàrio para
facilitar a saìda do produto.
Entretanto os dois “falsos”
narcotraficantes sul-americanos propuseram que a transação continuasse nas
àguas internacionais (não longe de Cabo Verde), ao bordo de um navio sob a
bandeira panamense. Proposta que Bubo Na Tchuto aceitou sem hesitar. No dia seguinte, quarta-feira 3 de abril, o contra-almirante acompanhado de 6 cùmplices dirigiu à 120 km ao norte de Bissau, numa zona costeira de Cachéu, onde embarca numa vedeta ràpida, posta à sua disposição pelos “falsos traficantes”. A vedeta parte em direção ao navio panamense.
O desfecho não é preciso advinhar desta vez: O contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, e seus 6 cùmplices, foram bem acolhidos ao bordo do falso “navio panamense com carregamento de cocaìna” pelos Agentes dos seviços americanos anti-droga. Foram escoltados até Cabo Verde, onde em seguida num avião descolaram para Estados Unidos. Bubo Na Tchuto foi apresentado dia 5 de abril, sexta-feira, diante do Tribunal Federal americano para tomar conhecimento da acusação formal, antes de ser encarcerado.
Entretanto, segundo o jornal francês Le Monde do mês de fevereiro passado recente, a irrupção de tràfico de drogas no continente negro està cada vez mais incontrolàvel e complexa, principalmente na parte ocidental da Àfrica, com um destaque especial para a Guiné-Bissau...!
Até o nosso Cabo Verde mereceu uma breve alusão no longo e detalhado artigo da Anne Frintz. Segundo ela em Outubro de 2011 uma tonelada e meia de “cocaìna” foi flagrada na posse de traficantes numa praia da nossa Ilha de Santiago (não especificou qual praia)...! Segundo ela, a Àfrica ocidental desde 2004 tornou uma importante plataforma de tràfico, de stock, e de distribuição de cocaìna para outras parte do mundo. A ONUDC (Organismo das Nações unidas contra a droga e o crime), e OICS (Organismo internacional de controlo de estupefacientes) consideram que tais tràficos, provenientes de Colômbia, Perù, Bolìvia, Venezuela, ou Brasil, como um factor maior de instabilidade da Àfrica ocidental.
Acrescentou ainda que, Nigéria tinha o maior laboratòrio do mundo da fabricação ilìcita de anfetaminas e de métanfetaminas, e desmantelado em 2011... E que em 2012 o tràfico de cocaìna na zona oeste da Àfrica rendeu 900 milhões de euros de benefìcio, cujo 400 milhões de euros lavados e gastados nos respectivos paìses da mesma zona. Sabendo que por exemplo, comparando tais somas com o orçamento da Guiné-Bissau que não chega 177 milhões de euros, o peso na balança està mais do que evidente!! Compreende-se o interesse no tràfico de cocaìna que custa entre 2.000 e 3.000 euros o kilo nas zonas de produção, e o que custarà nas cidades europeias entre 30.000 e 45.000 mil euros 1 kilo.
Segundo a mesma fonte de Le Monde, o “Failed States Index 2012” considera a Guiné-Bissau um dos estados mais falidos do mundo, e um dos principais pontos de abastecimento de cocaìna da Àfrica Ocidental. Focando ainda que em 2007, a DEA (Agência americana anti-droga) estimava que cada noite em Guiné-Bissau entra, via aérea, entre 800 e 1000 kilos de cocaìna... E que as instalações no aeroporto e portos, e algumas Ilhas, foram alugadas aos traficantes de drogas. Considerando ainda, segundo um especialista francês, ... O tràfico em Guiné-Bissau como um simples negòcio entre as forças armadas e o poder civil, como uma fonte financeira entre outras!! Aliàs, que neste paìs os militares dizem habitualmente: “Os civis em fatos e gravatas (membros do governo) nos seus grandes carros, gastam todo o dinheiro do FMI (Fundo Monetàrio Internacional) e de outras Instituições internacionais. E nòs é o tràfico de droga!!”
Assim vai a nossa Àfrica!!
jeudi 21 mars 2013
O cantor brasileiro Emìlio Santiago faleceu
O cantor carioca, Emìlio Santiago faleceu ontem vìtima dum
“acidente vascular cerebral” (AVC),
depois de ter sido internado num Hospital de Rio de Janeiro desde dia 7 do
corrente mês... Uma grande perda para a mùsica popular brasileira! Emìlio Santiago tinha 66 anos de idade e
mais de 40 anos de carreira.
Dotado de uma voz enveludada,
romântica, e de um timbre inconfundìvel, Emìlio
Santiago tinha uma discografia composta por 30 albuns, sendo o primeiro saiu em 1973 e o ùltimo em 2012.
Tendo participado em vàrios festivais e ganho alguns deles.
Emìlio Santiago formou-se em Direito pela Faculdade Nacional
de Direito, mas a sua paixão para a mùsica foi mais forte peculiarmente as
mùsicas românticas e o samba. Amigo muito pròximo de Alcione, outra grande voz do Brasil, o que não resisti de publicar
aqui estas duas interpretações, juntos: “Trocando
em miùdos, 40 anos, e Tu me Acostumbrastes (uma versão espanhola de Logo Agora)” com Emìlio Santiago em solo.
dimanche 17 mars 2013
Yuri da Cunha, sempre em voga!!
Este cantor angolano em voga é natural da provìncia de Kuanza-Sul. Em 2004 venceu o Top Ràdio Luanda com a mùsica "Makumba"...Também foi vencedor do prémio Ràdio Luanda, em 2008, pela qualidade e quantidade de shows realizados e como reconhecimento da cultura do seu paìs. Em 2010 participou numa grande tournée do cantor italiano "Eros Ramazzoti" por diversos paìses de europa... Onde fez dançar frenéticamente os europeus ao som da mùsica de Angola.
Neste video, Maya Cool e Yuri da Cunha interpretam "Ancorò".
Neste video, Maya Cool e Yuri da Cunha interpretam "Ancorò".
PRAIA-MARIA, CAP-VERT
Paris - France
jeudi 28 février 2013
O Papa Bento XVI renuncia ao seu cargo pontifical. Foi-se embora hoje....
O Papado està vacante … ! O
Papa Bento XVI como tinha anunciado hà duas semanas, a sua demissão tornou-se
efetiva hoje às 20 horas. Na altura tinha anunciado a sua decisão evocando o
seguinte: “Cheguei a conclusão que as
minhas forças, em razão da minha idade avançada (85 anos), não são mais aptas à
exercer adequadamente o ministério pontifical...” A notìcia surpreendeu
todas as Instituições mundiais, fiéis e infiéis, até entre os Cardeias no Vaticano
a estupefacção não se escondia, pois alguns deles não estavam ao corrente… Até o
pròprio 1° ministro italiano, Màrio Monti, confessou estar
« surpreso » com o anùncio da dignidade màxima deste pequeno Estado
religioso do planeta.
Um paradoxo, sabendo que o
ex-actual Papa era o colaborador e conselheiro mais pròximo do seu antecessor o
Papa João Paulo II que aliàs assumiu a sua missão até a morte, e que se calhar, deve
tê-lo mesmo aconselhado para aguentar e continuar, não obstante a sua doença e
velhice!! João Paulo II deve estar a dar voltas na sua sepultura... Enfim, esta
demissão deve ser o sinal do fim dum “radicalismo” de outros tempos da Igreja
Catòlica?! Difìcil fazer uma previsão! Kau mau...!Segundo algumas fontes dignas de crédito circulando em França, os motivos da saùde do Papa não são as ùnicas causas da demissão do Bento XVI... Apontam-se ainda a sua incapacidade de reformar a nossa Igreja apesar de ter tentado fazê-lo com sinceridade. Repito, "com sinceridade", acho eu. Ainda, os escândalos financeiros repetidos, casos flagrantes de pedofilia praticados pelos sacerdotes no mundo, corrupção digno de "cosa nostra", a revelação recente do chamado caso “Vatileaks”, pràticas homosexuais no seio do Vaticano etc,etc....E enfim para coroar tudo, ùltimamente vi na televisão francesa um video em que sacerdotes (integrados no Vaticano) meio-nus numa discoteca numa festa “gai”, e que segundo parece foi organizado por um sacerdote homosexual!! Concernente a pedofilia, sò nos Estados Unidos existem 4400 padres envolvidos nesta pràtica criminal, que causou 11 mil vìtimas, que foram precisos indemnizar cerca de 3 milhares de dòlares. Sem falar noutros paìses de Europa, principalmente nos da América latina e Àfrica, que se calhar não terão a mesma sorte de receber alguma indemnização qualquer! Convém lembrar que, como é òbvio, 80% dos catòlicos encontram-se no hemisfério sul ou seja nos paìses mais pobres do globo.
Cedendo a minha curiosidade, segundo alguns livros que folheei esta demissão papal é um facto sem precedente na història da Igreja catòlica na nossa era moderna. Senão teria-se que remontar os séculos XV e XIII, hà mais de 600 anos, para se encontrar a demissão do Papa Gregòrio XII, e a do Celestino V que foi a mais espetacular, pois pediu a demissão cinco meses depois de ter sido investido... Foi um recorde na història da demissão dos soberanos pontìfices!!
Todavia, pessoalmente achei a decisão do Joseph Ratzinger ou seja o Papa Bento XVI bastante corajosa e sincera, pois preferiu abdicar que fracassar nos seus intentos. Pronunciou hà pouco mais de uma hora um discurso de despedida, entre o qual ressoou estas simples palavras: “ ...Jà não serei mais Papa doravante serei um simples peregrino”!! Com isto Vaticano està na vacatura...
Foi para o seu retiro de “Castel Gandolfo”, mais tarde voltarà para o Vaticano onde integrarà um Mosteiro para viver o resto da sua vida. O seu sucessor serà conhecido nos meados do pròximo mês de março, eleito pelo Conclave.
O Papa Bento XVI nos ùltimos momentos do seu Pontificado, depois do seu discurso de adeus. |
dimanche 20 janvier 2013
AMÌLCAR CABRAL, hoje aniversàrio do seu assassinato. 40 anos passaram jà...
Hoje faz precisamente 40 anos que o pai da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau foi cobardemente assasinado em Conakry, precisamente à noite no bairro La Minière, perto dos escritòrios do PAIGC e a um metro do portão da sua casa.
Mas Amìlcar Cabral não obstante o seu desaparecimento fìsico continua cada vez mais presente entre nòs e cada vez mais de atualidade.
Oscar Oramas Oliva, cubano, foi um confidente e um amigo apreciado do lìder nacionalista Guineo-Caboverdiano. Para além do mais Oscar Oramas foi Embaixador de Cuba em Conakry na altura do tràgico acontecimento, e foi uma das ùltimas personalidades a estar ao lado do Amìlcar Cabral antes de ser assassinado, e um dos primeiros a chegar ao local do crime e a constatar a sua morte.
Vamos brevemente aos factos, segundo o relato do Embaixador de Cuba: Algumas horas antes de ser agredido mortalmente, Amìlcar acompanhado de sua esposa, Ana Maria de Sà, foi um dos convidados duma recepção dada na residência do Embaixador de Polònia, que tinha uma profunda admiração por ele. Havia ainda os embaixadores de Argélia, Nigéria, Rùssia, Alemanha (RDA), Checoslovàquia, e o pròprio embaixador Oscar Oramas todos acompanhados das respectivas esposas. Depois do jantar e da dança, Amìlcar estava risonho, relaxado, e como sempre atencioso com todos... Jà noite adentro resolveu retirar-se, na saìda coincidem com os embaixadores de Cuba, e da Rùssia mais as esposas. Antes de despedir-se Amìlcar relembrou ao Embaixador cubano do encontro que tinham previsto no dia seguinte de manhã, em seguida foi-se embora no seu automòvel ladeado da sua esposa, Ana Maria... O Embaixador Oscar Oramas e a esposa seguiram para a residência cubana que fica a uns 600 metros dos escritòrios do PAIGC. Minutos depois ouvem-se disparos muito forte, uma chamada telefònica para o Embaixador não tardou da parte de Otto Shacht, Chefe de Segurança do PAIGC, informando-o que "atiraram" sobre Amìlcar e que se encontrava muito mal. Oscar Oramas Oliva saìu da residência, acompanhado de uma escolta armada precipitou-se ràpidamente em direcção ao Secretariado do PAIGC. Ao chegar apercebe-se que Amìlcar Cabral se encontra cheio de sangue, de bruços na terra a uns escassos passos da porta da sua casa, e Otto Shacht observando a cena impotente. Verifica ainda que o nosso heròi tinha um orifìcio de bala na parte posterior da cabeça, e que o seu corpo apesar de estar quente ainda... Mas dà conta que està morto!! Depois afastou-se para fazer os contactos necessàrios, telefonar, informar os outros Embaixadores, o presidente Sekou Touré, saber da sorte dos outros dirigentes do PAIGC, principalmente do Aristides Pereira que jà se encontrava numa situação embaraçosa, etc. Decidiu voltar para o lugar dos acontecimentos, desta vez acompanhado do nigeriano Bakary Ghibo amigo também do Amìlcar. Este permanece na mesma posição que o viram inicialmente. Otto Shacht não se tinha mexido do lugar como se velasse do corpo, ao lado se encontrava também jà a enfermeira do Partido Arlette Joseph Noel, da ilha de Martinica, que chorava desconsoladamente...!
Como escreveu de facto Oscar Oramas Olivas: "No silêncio da noite, Amìlcar Cabral entrou no mundo das trevas, no mundo dos mitos".
Todavia apraz-me transcrever aqui os escritos de Oscar Oramas Olivas sobre a anàlise que faz sobre a personalidade de Amìlcar Cabral:
"Amìlcar Cabral é um homem jovial, àgil no caminhar, de grande confiança em si mesmo; trocista ou melhor dizendo, homem de humor; pontual nas suas entrevistas; e leitor assìduo dos diàrios Le Monde, Soleil Matin e da imprensa portuguesa.
Tem sempre um sorriso cordial, um cumprimento afectuoso, a simplicidade de quem està habituado às grandes acções. Amìlcar tem a qualidade de compreender intimamente os que o rodeiam, pois conhece-os a todos e trata-os pelo seu nome pròprio. Cativa pela sua sensibilidade e pela ampla e profunda cultura que possui.
Bom orador, de grande independência de critérios, pensa cuidadosamente cada palavra antes de a pronunciar. Escreve pessoalmente os seus dicursos e os principais documentos do Partido.
Sùbtil e profundo, responde a qualquer pergunta ou comentàrio com uma rapidez surpreendente, e fà-lo com tacto, ou de forma mordaz e irònica. Amìlcar Cabral é sem dùvida um homem de cultura e tem as caracterìsticas de um lìder genuìno. È homem que sente, raciocina, e não se deixa abater pelas circunstâncias nem se refugia em evasões.
Procura forças interiores para enfrentar com confiança os acontecimentos e os perigos. TEM O SENTIDO DA HISTÒRIA. È audaz na luta e clemente com o adversàrio. Recusa tenazmente todo o tràgico. O Secretariado, seu escritòrio de trabalho em Conakry, é um lugar simples que partilha com Aristides Pereira, a sua secretària Henriette (Vieira) e Vasco Cabral. Em algumas ocasiões, para poder conversar mais intimamente, pede aos colaboradores que se retirem, para ficar a sòs com o visitante, e o ùnico que permanece a seu lado é Aristides.
Um dos amigos pessoais mais profundos de Amìlcar é o Secretàrio-Geral Adjunto do PAIGC, Aristides Pereira. Ao visitar Amìlcar no Secretariado do Partido, é-se sempre recebido em companhia deste homem reflexivo e analìtico, de poucas palavras e grandes silêncios, que sabe ouvir detidamente o que diz o seu chefe, ao mesmo tempo que observa e aguarda as palavras do interlocutor... Vemo-los percorrer juntos, à tarde, as ruas de Conakry, rumo ao posto dos Correios, para irem buscar a vasta correspondência que recebem. Deve dizer-se que um dos homens que mais se identifica com o pensamento de Amìlcar e com a sua maneira de actuar é o segundo do Partido, Aristides Pereira..."
Termino aqui esta anàlise da personalidade de Amìlcar Cabral por Oscar Oramas que é vasta. Mas não deixo de focar aqui que Ernesto "Che" Guevara depois de uma longa viagem por diversos paìses do continente africano nos anos 60, expressa o desejo de visitar a zona rebelde da Guiné-Bissau para encontrar com Amìlcar Cabral. Depois deste infalìvel encontro Che Guevara confiou mais tarde aos seus companheiros que "Amìlcar Cabral é o dirigente africano do maior talento e que mais o tinha impressionado no seu percurso por este continente."
Fico por aqui neste elogio do grande Che Guevara.
Mas Amìlcar Cabral não obstante o seu desaparecimento fìsico continua cada vez mais presente entre nòs e cada vez mais de atualidade.
Oscar Oramas Oliva, cubano, foi um confidente e um amigo apreciado do lìder nacionalista Guineo-Caboverdiano. Para além do mais Oscar Oramas foi Embaixador de Cuba em Conakry na altura do tràgico acontecimento, e foi uma das ùltimas personalidades a estar ao lado do Amìlcar Cabral antes de ser assassinado, e um dos primeiros a chegar ao local do crime e a constatar a sua morte.
Vamos brevemente aos factos, segundo o relato do Embaixador de Cuba: Algumas horas antes de ser agredido mortalmente, Amìlcar acompanhado de sua esposa, Ana Maria de Sà, foi um dos convidados duma recepção dada na residência do Embaixador de Polònia, que tinha uma profunda admiração por ele. Havia ainda os embaixadores de Argélia, Nigéria, Rùssia, Alemanha (RDA), Checoslovàquia, e o pròprio embaixador Oscar Oramas todos acompanhados das respectivas esposas. Depois do jantar e da dança, Amìlcar estava risonho, relaxado, e como sempre atencioso com todos... Jà noite adentro resolveu retirar-se, na saìda coincidem com os embaixadores de Cuba, e da Rùssia mais as esposas. Antes de despedir-se Amìlcar relembrou ao Embaixador cubano do encontro que tinham previsto no dia seguinte de manhã, em seguida foi-se embora no seu automòvel ladeado da sua esposa, Ana Maria... O Embaixador Oscar Oramas e a esposa seguiram para a residência cubana que fica a uns 600 metros dos escritòrios do PAIGC. Minutos depois ouvem-se disparos muito forte, uma chamada telefònica para o Embaixador não tardou da parte de Otto Shacht, Chefe de Segurança do PAIGC, informando-o que "atiraram" sobre Amìlcar e que se encontrava muito mal. Oscar Oramas Oliva saìu da residência, acompanhado de uma escolta armada precipitou-se ràpidamente em direcção ao Secretariado do PAIGC. Ao chegar apercebe-se que Amìlcar Cabral se encontra cheio de sangue, de bruços na terra a uns escassos passos da porta da sua casa, e Otto Shacht observando a cena impotente. Verifica ainda que o nosso heròi tinha um orifìcio de bala na parte posterior da cabeça, e que o seu corpo apesar de estar quente ainda... Mas dà conta que està morto!! Depois afastou-se para fazer os contactos necessàrios, telefonar, informar os outros Embaixadores, o presidente Sekou Touré, saber da sorte dos outros dirigentes do PAIGC, principalmente do Aristides Pereira que jà se encontrava numa situação embaraçosa, etc. Decidiu voltar para o lugar dos acontecimentos, desta vez acompanhado do nigeriano Bakary Ghibo amigo também do Amìlcar. Este permanece na mesma posição que o viram inicialmente. Otto Shacht não se tinha mexido do lugar como se velasse do corpo, ao lado se encontrava também jà a enfermeira do Partido Arlette Joseph Noel, da ilha de Martinica, que chorava desconsoladamente...!
Como escreveu de facto Oscar Oramas Olivas: "No silêncio da noite, Amìlcar Cabral entrou no mundo das trevas, no mundo dos mitos".
Todavia apraz-me transcrever aqui os escritos de Oscar Oramas Olivas sobre a anàlise que faz sobre a personalidade de Amìlcar Cabral:
"Amìlcar Cabral é um homem jovial, àgil no caminhar, de grande confiança em si mesmo; trocista ou melhor dizendo, homem de humor; pontual nas suas entrevistas; e leitor assìduo dos diàrios Le Monde, Soleil Matin e da imprensa portuguesa.
Tem sempre um sorriso cordial, um cumprimento afectuoso, a simplicidade de quem està habituado às grandes acções. Amìlcar tem a qualidade de compreender intimamente os que o rodeiam, pois conhece-os a todos e trata-os pelo seu nome pròprio. Cativa pela sua sensibilidade e pela ampla e profunda cultura que possui.
Bom orador, de grande independência de critérios, pensa cuidadosamente cada palavra antes de a pronunciar. Escreve pessoalmente os seus dicursos e os principais documentos do Partido.
Sùbtil e profundo, responde a qualquer pergunta ou comentàrio com uma rapidez surpreendente, e fà-lo com tacto, ou de forma mordaz e irònica. Amìlcar Cabral é sem dùvida um homem de cultura e tem as caracterìsticas de um lìder genuìno. È homem que sente, raciocina, e não se deixa abater pelas circunstâncias nem se refugia em evasões.
Procura forças interiores para enfrentar com confiança os acontecimentos e os perigos. TEM O SENTIDO DA HISTÒRIA. È audaz na luta e clemente com o adversàrio. Recusa tenazmente todo o tràgico. O Secretariado, seu escritòrio de trabalho em Conakry, é um lugar simples que partilha com Aristides Pereira, a sua secretària Henriette (Vieira) e Vasco Cabral. Em algumas ocasiões, para poder conversar mais intimamente, pede aos colaboradores que se retirem, para ficar a sòs com o visitante, e o ùnico que permanece a seu lado é Aristides.
Um dos amigos pessoais mais profundos de Amìlcar é o Secretàrio-Geral Adjunto do PAIGC, Aristides Pereira. Ao visitar Amìlcar no Secretariado do Partido, é-se sempre recebido em companhia deste homem reflexivo e analìtico, de poucas palavras e grandes silêncios, que sabe ouvir detidamente o que diz o seu chefe, ao mesmo tempo que observa e aguarda as palavras do interlocutor... Vemo-los percorrer juntos, à tarde, as ruas de Conakry, rumo ao posto dos Correios, para irem buscar a vasta correspondência que recebem. Deve dizer-se que um dos homens que mais se identifica com o pensamento de Amìlcar e com a sua maneira de actuar é o segundo do Partido, Aristides Pereira..."
Termino aqui esta anàlise da personalidade de Amìlcar Cabral por Oscar Oramas que é vasta. Mas não deixo de focar aqui que Ernesto "Che" Guevara depois de uma longa viagem por diversos paìses do continente africano nos anos 60, expressa o desejo de visitar a zona rebelde da Guiné-Bissau para encontrar com Amìlcar Cabral. Depois deste infalìvel encontro Che Guevara confiou mais tarde aos seus companheiros que "Amìlcar Cabral é o dirigente africano do maior talento e que mais o tinha impressionado no seu percurso por este continente."
Fico por aqui neste elogio do grande Che Guevara.
dimanche 6 janvier 2013
LUCAS MOURA - O prodìgio internacional do futebol brasileiro chegou ao PSG para brilhar.
O jovem jogador internacional do futebol brasileiro Lucas Rodrigues Moura da Silva ou simplesmente "Lucas Moura", como é conhecido no mundo futebolìstico jà està integrado no club parisiense PSG (Paris Saint Germain).
Lucas Moura, ex-meio campo de FC São Paulo, tem 20 anos e nascido na cidade de São Paulo, foi transferido para PSG por 45 milhões de euros.
Lucas que chegou à Doha em Qatar, neste ùltimo domingo, para encontrar e treinar com a sua nova equipa que està neste paìs, em preparação para o campeonato francês, jogou anteontem durante o segundo tempo contra uma equipa local (ganharam 5-1), sob os olhos atentos do novo presidente qatarino de PSG, Nasser Al-Khelaifi, e do seu director desportivo e compatriota Leonardo ex-internacional brasileiro de futebol. Aliàs, sua apresentação oficial à imprensa internacional pelo presidente do seu novo club passou-se em Qatar.
"Estou muito feliz, diverti-me bastante... Tenho confiança nesta equipa, ela é muita competitiva e estou certo que vamos avançar direto aos nossos objetivos" - declarou Lucas logo depois do jogo à imprensa internacional presente no estàdio.
Convém lembrar que o campeonato francês neste momento està em pausa festiva, vai recomeçar nos pròximos dias.
Lucas Moura, ex-meio campo de FC São Paulo, tem 20 anos e nascido na cidade de São Paulo, foi transferido para PSG por 45 milhões de euros.
Lucas que chegou à Doha em Qatar, neste ùltimo domingo, para encontrar e treinar com a sua nova equipa que està neste paìs, em preparação para o campeonato francês, jogou anteontem durante o segundo tempo contra uma equipa local (ganharam 5-1), sob os olhos atentos do novo presidente qatarino de PSG, Nasser Al-Khelaifi, e do seu director desportivo e compatriota Leonardo ex-internacional brasileiro de futebol. Aliàs, sua apresentação oficial à imprensa internacional pelo presidente do seu novo club passou-se em Qatar.
"Estou muito feliz, diverti-me bastante... Tenho confiança nesta equipa, ela é muita competitiva e estou certo que vamos avançar direto aos nossos objetivos" - declarou Lucas logo depois do jogo à imprensa internacional presente no estàdio.
Convém lembrar que o campeonato francês neste momento està em pausa festiva, vai recomeçar nos pròximos dias.
PRAIA-MARIA, CAP-VERT
Paris, France
Inscription à :
Articles (Atom)