Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

jeudi 5 décembre 2013

NELSON MANDELA FALECEU HÀ POUCO. UMA GRANDE PERDA PARA A ÀFRICA



NELSON ROLIHLAHA MANDELA, nosso MADIBA, inclinou fìsicamente perante a morte hoje, seja às 22h50 (hora francesa), à Johannesburg em Àfrica do Sul.
Sòmente a morte aos 95 anos de idade podia fazê-lo inclinar, mas não o seu ideal. Morreu em casa ladeado por sua famìlia... Sua esposa Graça Machel, a ex-esposa Winnie Mandela, filhos, e netos.
Nasceu em Mvezo, Àfrica do Sul, em 18 de julho de 1918 seu desaparecimento serà irreparàvel para o nosso continente africano, a sua heroicidade perdurarà pois o valor herdado desta dimensão se partilharà através das gerações vindouras.

Ìcone da liberdade, pai de todos os africanos e de todos àqueles que vejam na sua concepção de liberdade a ùnica alternativa para ter uma paz duradoura em Àfrica do Sul e não sò, algures onde quer que vivemos.
O Heròi de luta anti-apartheid foi hospitalizado no mês de junho deste ano num estado crìtico, foi aquando duma ligeira amelhoração permitiu que voltasse para casa mas sabia-se que “as escondidas” com a morte não podia durar muito tempo.

O actual presidente da Àfrica do Sul, JACOB ZUMA, que anunciou oficialmente a morte de “MADIBA”, prometeu como é òbvio, um funeral à dimensão nacional... E acrescentou: “QUE DEUS PROTEJA A ÀFRICA”. A partir de hoje Amìlcar Cabral não estarà sòzinho...!
R.I.P. MADIBA

Aucun commentaire: