Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

samedi 5 octobre 2013

AINDA MAIS UM “DRAMA” QUE ENLUTA A ÀFRICA


Um barco, para não dizer embarcação da morte, com cerca de 500 migrantes africanos proveniente do corno da Àfrica, trazendo à bordo principalmente  Somalis e Eritréus, naufragou hoje de manhã na costa italiana perto da Ilha de Lampedusa, pròxima da Sicìlia.

Não é o primeiro drama macabro do género ocorrido nesta zona marìtima nas portas da Europa. Sòmente que este drama é o mais catastròfico que os precedentes!

As autoridades marìtimas italiana falam em mais de “300 mortos”, sem contar os desaparecidos que neste momento que estou escrevendo estas linhas, como é òbvio, têm poucas probalidades de permanecerem vivos!!

Na foto pode constatar-se cadàveres, recolhidos no mar, espalhados no solo do pequeno porto da Ilha de Lampedusa. Entre eles os de uma mulher gràvida e de crianças de 3 à 5 anos!!
O governo italiano decretou “um dia de luto” nacional.

Hipocrisia ou não, obrigar os italianos a observar um dia de nojo impedirà que mais “embarcações da morte” com africanos venham bater às portas da Europa a procura de uma vida melhor? Poeira nos olhos dos incautos...!

Entretanto o vice-primeiro ministro italiano italiano lançou um apelo e pede ajuda à União Europeia para poder fazer face a este acontecimento fùnebre que considera como um “drama europeu”!

Todavia, quase sempre as mesmas questões pairam no ar: “Porquê os Africanos fogem do seu continente (agora mais do que nunca), portanto o mais rico do planeta? Até quando continua esta “hemorragia” africana? Qual é a reacção dos “governantes” africanos entrementes?” Claro que ninguém deve estar à espera das respostas. Aliàs quem vai as dar...? Pois sabê-mo-las. Mas perguntar faz bem invade-nos um sentimento de “reconforto”.

O Papa Francisco considerou, hà pouco, este drama de hoje de “uma vergonha...”  Mas uma vergonha para quem?
Aliàs no passado mês de julho deste ano deslocou-se à Ilha de Lampedusa, aquando da ocorrência dum drama semelhante, denunciou a “globalização da indiferença em relação à desgraça dos infelizes africanos e pede desculpas ao nome do Ocidente...”

Compreende quem compreenderà!!

Porto da Ilha de Lampedusa perto da Sicìlia (Itàlia)

Aucun commentaire: