Esta terça-feira 30 de abril, a rainha Beatrix dos Paìses-Baixos, 75 anos, abdicou-se à favor do seu filho "Willem-Alexander Claus George Ferdinand" de 46 anos de idade, depois de 33 anos de reinado. Com esta idade é o mais novo soberano da Europa, aliàs é o primeiro Rei dos Paìses-Baixos depois de 120 anos. Casado desde 2002 com Màxima Zorreguieta, de 41 anos, de origem argentina. O casal tem três filhas. Esta é a primeira mulher argentina à ascender ao cargo de monarca.
Màxima Zorreguieta é filha de um antigo ministro da agricultura, Jorge Zorreguieta, do governo do ditador militar Jorge Videla na década de 70. O pai acusado de ter participado num governo macabro que praticou torturas e mortes, não foi convidado nem para o casamento da filha em 2002, nem para este evento em que a filha passou a ser rainha.
Convém lembrar que a Hollanda é um grande paìs muito amigo de Cabo Verde, acolhe no seu seio uma das mais importantes comunidades de caboverdianos na Europa. Um povo acolhedor que nunca foram insensìveis ao nosso destino durante o regime colonial fascista de Salazar e Caetano. Sem esquecer a indispensàvel cooperação entre os dois paìses., e um dos primeiros a nos apoiar e ajudar como paìs independente.
Este paìs acolheu muitos dos nossos compatriotas onde imigraram, principalmente à partir dos fins da década de 50, para fugir a consequência do regime colonial. Do seu solo partiram também muitos dos nossos compatriotas que foram integrar a fileira dos combatentes da liberdade, em Guiné-Conakry, para ajudar Amìlcar Cabral na difìcil tarefa que teve como o feliz desfecho que hoje beneficiamos.
Salve o Rei.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire