Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mardi 15 octobre 2013

THOMAS SANKARA... O aniversàrio do seu assassinato.

Thomas Sankara
Eis um africano que seguindo as pegadas de Amìlcar Cabral, Patrice Lumumba, e Kwame N’Krumah suscitou uma intensa esperança, mas infelizmente efémera, aos milhões de jovens africanos, e que se não fosse o seu assassinato, e de 12 dos seus companheiros, num tràgico dia 15 de outubro de 1987 a sua voz teria hoje mais impacto seguida de efeitos  no Continente Africano. Depois de nòs porque não tu? – parecem questionar para além-tùmulo os três desaparecidos revolucionàrios supracitados.

O capitão THOMAS ISIDORE NOËL SANKARA nasceu em 21 de dezembro de 1949 em Alto-Volta antiga colònia francesa da Àfrica ocidental. Ainda muito jovem defendeu as suas idéias anti-imperialista, panafricanista, anti-colonial, e terceiro-mundista.
Aos 34 anos tornou-se presidente da Repùblica de Alto-Volta e foi o mais jovem presidente, da història do seu paìs, em exercìcio no continente africano.
De imediato mudou o nome do seu paìs Alto-Volta para  BURKINA FASO” (combinação de duas palavras, o que significa “paìs de homens ìntegros” nas duas lìnguas principais do paìs, moré e dioula).

Acentuava e assumia cada vez mais o seu engajamento revolucionàrio, as suas palavras ainda ressoam em toda a Àfrica e no mundo, tais como: “...A pilhagem colonial dizimou as nossas florestas sem o menor cuidado, sem pensar na reparação para os nossos dias de amanhã... Um escravo que não é capaz de assumir a sua revolta não merece que tenhamos piedade da sua sorte. Este escravo responderà sòzinho da sua desgraça, se ainda tem ilusões sobre a condescendência suspeita do proprietàrio que pretende o libertar...

Em 1984 durante a sua estadia nos Estados Unidos fez um longo discurso na Assembléia das Nações Unidas que ficou célebre, destaca-se a frase: “...Falo ao nome de milhões de seres humanos que estão nos ghettos porque têm a pele negra ou porque são da cultura diferente, e benificiam do estatuto à penas superior a um animal... Eu sofro ao nome dos Ìndios massacrados, humilhados, e confinados durante séculos nas reservas afim que não se aspirem a nenhum direito...


Em 8 de outubro de 1987 prestou uma vibrante homenagem ao CHE GUEVARA, em Ouagadougou capital de Burkina Faso, na presença de uma delegação cubana e de Camilo Guevara March filho de Che Guevara. Uma semana mais tarde THOMAS SANKARA foi assassinado aos 37 anos, durante um golpe de estado organizado (segundo algumas fontes credìveis) por aquele que foi considerado um dos seus mais fiéis companheiros Blaise Compaoré, que imediatamente o sucedeu.

A sua maneira de pensar e de falar franco, da liberdade e da independência econòmica dos povos oprimidos, o seu engajamento revolucionàrio, não agradava o establishment e os mandões deste mundo. Por isso o seu desaparecimento fìsico foi programado e executado, mas a ressonância dos seus ideais ampliaram consideràvelmente no Continente africano e no mundo.
Entretanto, parece que o determinismo històrico prossegue o seu curso!!


Aucun commentaire: