Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

lundi 4 décembre 2017

TURISMO EM CABO VERDE ESTÀ NA MODA: "UMA MODA QUE ATRAI A REGRESSÃO E A PERVERSÃO" ? À MEDITAR.


AO VER O VIDEO EM CIMA, E PELO QUE SE SABE, NÃO HÀ ONDE FICAR PERPLEXO!

CABO VERDE, NÃO HÀ DÙVIDA, O NOSSO PAÌS PRECISA DESENVOLVER-SE, OS NOSSOS JOVENS ESTÃO À ESPERA, ÒBVIO.
MAS O QUE È CERTO O TURISMO È UM INVESTIMENTO BEM-VINDO E POSITIVO PARA ALGUNS, MAS COM O SEU LADO MUITO NEGATIVO PARA OUTROS, SE NÃO FOR ACOMPANHADO E AUSCULTADO DE PERTO...!
CADA QUAL O SEU LIVRE ARBÌTRIO DE JULGAR COMO QUISER TAIS INVESTIMENTOS. NESTE CASO PODE-SE FALAR DE UM "CERTO" DETERMINISMO ECONÒMICO?

TODAVIA OS INVESTIDORES, ELES, NÃO TÊM NADA À PERDER, A CONSEQUÊNCIA SOCIAL DO LADO NEGATIVO, "À PRIORI", NÃO ESTÀ INSCRITA NAS SUAS AGENDAS COMO PRIORIDADE.
O INVESTIMENTO TURÌSTICO PODE RIMAR COM A "COISA" SOCIAL. MAS FRANCAMENTE, NESTA ÒPTICA, ESTE PROBLEMA NÃO CONCERNE UM POTENCIAL INVESTIDOR COMO SUPRACITEI...! A PECÙNIA QUANDO ENTRA DUM LADO, PELA FORҪA DAS COISAS ESQUECE O OUTRO LADO...E TRAZ COISAS MÀS.

ALIÀS CONHECE-SE CASOS EM QUE CERTOS INVESTIDORES, (CASO DE ALGUNS ITALIANOS NA ILHA DO SAL), TRAZEREM NA BAGAGEM OS SEUS PRÒPRIOS EMPREGADOS. 
ALEGANDO QUE OS EVENTUAIS EMPREGADOS LOCAIS SÃO MAL FORMADOS PARA OCUPAREM CERTOS POSTOS, COMO SE TAIS POSTOS EXIGEM FORMAҪÃO INACESSÌVEL PARA CERTAS PESSOAS !! UMA IMPOSTURA, CLARO!
CONFORME DIZIA O MEU PAI, TANINHO: "AGU NA RUBERA TA KORI E PA MAR". O QUE NO NOSSO KRIOLO TEM O SEU SIGNIFICADO, E À PROPÒSITO, DAÌ A SUA PERTINÊNCIA.
SIMPLESMENTE FAZEMOS VOTOS QUE O NOSSO GOVERNO, SEJA ELE QUAL FOR COM A SUA TENDÊNCIA POLÌTICA, ACOMPANHE E AUSCULTE DE PERTO TAIS INVESTIMENTOS E PROCURE ERADICAR O LADO NEGATIVO DOS MESMOS, COM DISPOSITIVOS E INVENҪÕES SOCIAIS, CAPAZ DE EVITAR QUE TRAGA UM PROGRESSO  MUITO AMARGO OU INJUSTO.

ALÈM DISSO SOMOS UM PAÌS AFRICANO, COMO TAL, ESTAMOS NO CONTEXTO ECONÒMICO AFRICANO, E À DOIS PASSOS DO NOSSO CONTINENTE.
NA CONJUNTURA ACTUAL COMO SABEMOS, A ECONOMIA DOS PAÌSES AFRICANOS  "NÃO BRILHA DE MIL LUZES", TALVEZ NUNCA BRILHOU, NESTA LÒGICA TODO INVESTIMENTO POR MAIS REDUZIDO SEJA ELE, RESSONA NO OUTRO LADO DO SAHARA.

NÃO PODEMOS IGNORAR QUE TAL RESSONÂNCIA TEM TENDÊNCIA A VIR ENGROSSAR O PELOTÃO DE DESILUDIDOS NO NOSSO PAÌS, E VER UM DESENVOLVIMENTO PARALELO ALGURES, E INDESEJÀVEL, DE ALGUNS "MÈTIERS" VICIOSO NO SEIO DA SOCIEDADE, EM QUE A PRIMEIRA VÌCTIMA È A CAMADA JOVEM SEM TRABALHO.
EM OCORRÊNCIA A PRUDÊNCIA SE IMPÕE.
ENTRETANTO, FALANDO DE ECONOMIA RECONHEҪO QUE COMO DIZIA O CARDINAL E FILÒSOFO BELGA, JOSEPH MERCIER: "QUANDO A PRUDËNCIA ESTÀ EM TODO O LADO, A CORAGEM NÃO ESTÀ EM NENHUM LADO".

Aucun commentaire: