Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 3 décembre 2017

EMMERSON MNANGAWAGA, O NOVO PRESIDENTE DE ZIMBABWE, PELOS VISTOS NÃO ESTÀ NO POSTO SUPREMO PARA BRINCAR

EMMERSON MNANGAWAGA - Presidente da Repùblica de Zimbabwe
O novo Presidente africano do Zimbabwe, ex-Rodésia do Sul no tempo colonial, EMMERSON MNANGAWAGA, sucessor de ROBERT MUGABE, apenas ter nomeado hà poucos dias o seu governo ao completo,  para começar jà a fazer a limpeza. Por outras palavras: Destituiu ontem dois ministros, 24 horas depois de serem nomeados.
Trata-se de CLEVER NYATHI, Ministro do Trabalho, e LAZARUS DOKORA, Ministro da Educação.
As razões das duas destituições não foram dadas oficialmente, mas parece que o novo Presidente cedeu à pressão popular. O povo não queria ver os dois recordistas da destituição no novo governo, visto que, entre outras considerações, faziam parte da antiga equipa ditatorial.

Aliàs uns meses antes o Ministro da Educação “recém-limpado” foi alvo de uma petição, composta por 500 mil Zimbabweanos, reclamando a sua demissão do posto. Alegando que não estava a fazer nada, que passava o tempo a “chupar o dedo molhado no mel”, e a multiplicar reformas como bem entender.

De toda a maneira o novo governo de EMMERSON MNANGAWAGA peca pela sua falta de originalidade consensual. Nomeou militares para ocupar as pastas de Agricultura e Negòcios Estrangeiros, talvez por razões de recompensa por terem contribuìdos para descartar ROBERT MUGABE, ou para proteger a sua rectaguarda ao que parece.
O que é certo este Governo semi-militar não tem o perfil de algo que perspectiva um futuro decente para o povo zimbabweano, que jà sofreu bastante. 




Aucun commentaire: