Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mercredi 6 décembre 2017

FOI-SE EMBORA JOHNNY HALLIDAY... FALECEU HOJE O MONUMENTO CULTURO-MUSICAL FRANCÊS, RIP.

JOHNNY HALLYDAY, considerado em França “ìdolo da juventude francesa” desde anos 60, interpretou tìtulos à sucessos como: “Que Je T’aime, Vivre pour le Meilleur, Ma Gueule, L'Envie, Souvenirs-Souvenirs" etc..
Vendeu durante a sua carreira 110 milhões de albuns, e arrecadou 10 troféus  de “Victoires de la Musique” em França. 





ìcono do patrimònio cultural francês, faleceu hoje vìctima de um câncer no pulmão, do qual informou na mìdia sofrer desde março deste ano, na sua residência de Marnes-la-Coquette no subùrbio de Paris.
Desde esta manhã o monopòlio é total de mais de 50% dos canais da televisão francesa para prestar homenagem ao cantor de "Rock and Roll e do Blues".
JOHNNY HALLYDAY tinha 74 anos, de seu verdadeiro nome “Jean-Philippe Smet”, e belga do lado paternal Léon Smetcontava perto de 60 anos de carreira que começou jà adolescente.

Começou a sua carreira nos princìpios da década de 60, nessa época de The Beatles e Rolling Stones na Inglaterra em plena efervescência. Ele no começo em França não conseguia fazer unanimidade, principalmente no seio da geração menos jovem. Mas acabou por atingir toda a geração até hoje, o sucesso foi ràpido e não o largou, não obstante algumas desilusões na sua vida ìntima.
Actualmente casado com Laeticia Hallyday, mas casou muito cedo nos anos 60 com Sylvie Vartan, também cantora francesa de origem bùlgara, em plena tormenta de mùsica Pop e Yéyé. Este casamento terminou com um divòrcio em 1980.

Inspirando-se no cantor americano Elvis Presley e nos cantores Afro-americanos, entre os quais encontrou alguns, como Ottis Reding, Chuck Berry, Sammy Davy Jr., Lionel Richie etc.
Foi o primeiro cantor a introduzir totalmente em França, nos anos 60, a mùsica de origem Afro-americana, quando que nos Estados Unidos não era bem aceite dado a segregação racial, excepto e graças a Elvis Presley
Houve na sua carreira, também fases de vida de boémio, repleto de dramas, não obstante ter conquistado o pùblico francês que o pôs sempre no cume da lista dos seus artistas mais preferidos. RIP. 💔💔















Aucun commentaire: