Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mercredi 11 novembre 2015

Uma autêntica e vergonhosa aberração

Um famoso quadro de AMEDEO MODIGLIANI conhecido por “Femme Nue” ou “Nu Couché” foi leiloado ontem em Nova Yorque na conceituada casa, para o efeito, Christie’s por 170,4 milhões de dòlares. Tornou-se uma obra de arte dos mais caros do mundo. Sendo o mais caro é o de PABLO PICASSO, Les Femmes d’Alger”, leiloado no mês de maio passado deste ano por 179,4 milhões de dòlares.

AMEDEO MODIGLIANI é um pintor e escultor italiano que viveu e frequentou a Escola de arte em Paris nos princìpios do século XX onde aliàs faleceu em janeiro de 1920. MODIGLIANI pintou o supracitado quadro entre 1917 e 1918 em Paris, que na altura de sua primeira exposição chocou e fez escândalo, tendo as autoridades parisiense de então solicitado que fosse mesmo retirado da vista.
O novo proprietàrio do “Nu Couché” é um riquìssimo homem de negòcio chinês que vive em Shangai o qual não foi revelado o nome.


Sòmente que na conjuntura mundial e da crise (guerras, fome, doenças endémicas, emigração forçada de uma parte de população mundial, etc.) organizar tais leilões é uma aberração vergonhosa e estùpida, ainda por cima tendo como o objecto da venda “uma pintura sobre um pedaço da madeira” por uma quantia exorbitante. 
Conforme dizia o meu querido pai TANINHO: “AS ÀGUAS DA CHEIA QUANDO DESCEM AS ENCOSTAS VÃO SEMPRE DAR AO MAR”.

Aucun commentaire: