Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

vendredi 11 juin 2010

Àfrica do Sul, o Mundial é agora... Nelson Mandela de nojo!

Nelson Mandela que não era certo a sua presença durante a ceremònia da abertura da Copa do Mundo, dado a sua saùde precària, um acontecimento dramàtico veio reforçar a dùvida de o ver na tribuna antes do arranque do Mundial, que começa com o tão esperado Àfrica do Sul - México, perdeu ontem a sua bisneta de 13 anos de idade vìtima de atropelamento de uma viatura, conduzida por um condutor embriagado.
A neta do Mandela saìa do concerto gigante de ontem, da inauguração da Copa do Mundo, possìvelmente acompanhada... Entretanto não consegui apurar na imprensa mais detalhes sobre este acontecimento...
Mas a festa do Mundial jà està em marcha, e não hà nada que a detém.

O Brasil continua a ser o favorito nùmero um de todo o Mundial... Sinònimo de espectàculo, eficacidade, beleza nos gestos, naturalidade, e brilho...! Prova, eis: Cinco Copas do mundo ganhas sem favor, e com a reputação de ter os maiores jogadores do planeta-futebol e, um singular Pelé...
Um futebol écològico, digamos, no sentido lùdico do termo!!!
A Copa do Mundo sem a presença do Brasil não é a Copa... Sempre ouvi esta frase desde "pikinoti"!
E se aceitarmos a idéia que um dia o Canarinho serà ausente do Mundial, não hà dùvida seria uma Copa sem luz, e farà tremer a FIFA em todos os aspectos na acepção lògica do termo, principalmente financeiro, compreende-se!!
Nòs os caboverdianos, para além de considerações supracitadas, tradicionalmente como é òbvio os nossos favoritos e protegidos no Mundial foram sempre a Selecção do Brasil e a do Portugal (quando ela é presente), principalmente a do  Brasil dado à , entre outros, afinidades afro-culturais.
Entretanto, na comunidade caboverdiana de França (particularmente os cabo-descendentes, como é òbvio), a tendência està quase a inverter-se à favor da Selecção Francesa, por razões que evocarei mais tarde...! Entretanto não acredito que esta tendência seja sòlida, e fenòmenos socio-culturais vindouros travarà esta tendência.

Aucun commentaire: