Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

jeudi 24 juin 2010

Copa do Mundo do Futebol 2010 - A implosão da Selecção francesa, no terreno e fora dele...!

Patrice Evra - Capitão da Selecção francesa

"Les Bleus" é a Selecção européia mais africanizada desta Copa do Mundo. Finalista com a Itàlia  na Copa do Mundo em 2006, infelizmente desta vez com duas derrotas e um empate, regressaram hoje à casa no meio de um imbròglio politico-futebolìstico sem precedentes na història da Copa...!
A Equipa francesa cedeu à pressão que vinha suportando desde jà alguns meses, principalmente o seu treinador Raymond Domenech considerado pela maioria dos jornais franceses como atìpico e pouco comunicativo, não pude evitar o escândalo que portanto vinha se formando como um furacão...!
As insatisfações que vinha acarretando durante as eliminatòrias para a Copa do Mundo, e o ùltimo jogo contra os Irlandeses, em que ficou apurado graças ao ùnico golo inscrito por Thierry Henri com a ajuda da mão... As chuvas de crìticas não pararam!
Sem contar com a imiscuição dos jornais na vida privada de alguns jogadores, revelando até relações extra-conjugais de alguns deles, principalmente a do Franck Ribery!
Em face disso declaram guerra à imprensa...!
Nicolas Anelka, avançado

Segundo uma informação, revelada pelo jornal desportivo L'Èquipe, o avançado (e jogador vedeta do Chelsea) Nicolas Anelka insultou severamente o seu "coach" Raymond Domenech, no vestiàrio, durante o intervalo do jogo contra o México (derrota 2-0).
Revelação esta, feita 24 horas depois do sucedido, apoiada pela imagens dos dois homens na primeira pàgina do jornal, ( encabeçadas com a seguinte frase: "Vas te faire enculer, fils de pute).
Esta publicação teve o efeito de uma bomba. Para além do mais, teria de ser um elemento da equipa que informou o jornal do sucedido, visto que naquele momento havia sòmente os jogadores, o treinador e os seus assistentes no vestiàrio...
Havia um "traidor" entre eles segundo o termo empregado por Patrice Evra, capitão dos "Bleus", durante uma conferência da imprensa na Àfrica do Sul, e desmentiu totalmente o conteùdo da frase em letras grossas escrita na primeira pàgina dàquele quotidiano desportivo francês.
Em outras palavras, houve de facto altercação mas aquela frase não foram proferidas pelo Anelka, segundo Patrice Evra. Este filho de caboverdianos aliàs, teve o apoio de Raymond Domenech que não desmentiu a sua declaração.
Nicolas Anelka acabou por ser excluìdo do grupo, no outro dia, por causa desta revelação jornalìstica. Parece que antes de partir para Londres queria fazer uma declaração à Imprensa não o deixaram...!
"Les Bleus" boicotaram um treino previsto, antes de enfretarem a Àfrica do Sul, em solidariedade com o Anelka que jà estava à caminho de Londres, o que acentuou as critìcas que flutuavam em  todo o lado...
Até a mãe de Raymond Domenech veio à uma ràdio de grande escuta (RTL) fazer uma intervenção, solicitando de imediato um encontro com o Nicolas Anelka por ter insultado o seu filho (dàquela maneira...!). Que surrealismo...!!

A exclusão do Nicolas Anelka do grupo não calmou os fanàticos, e nem calmou a imprensa que hà muito foi considerada como "persona non grata" pelo selecionador, procuraram cada vez mais explorar o insucesso dos jogadores no terreno...
Neste imbròglio pediu-se a cabeça do Presidente da FFF (Federação Francesa do Futebol), Jean-Pierre Escalettes, culpado de ter sempre protegido o actual Selecionador dos "Bleus"...
Os polìticos também jà entraram no baile... O presidente da Repùblica, Nicolas Sarkozy, pediu a sua Ministra da Saùde e de Desporto que se encontrava em Àfrica do Sul, para intervir junto dos jogadores com a finalidade de brandar o ardor do fogo...Mas o incêndio jà estava bem deflagrado!! "Casa s'taba tâ pega lumi manenti"...!
Alguns deputados pediram jà um debate no parlamento francês para breve, e um inquérito "profundo" no seio da FFF. Afim de determinar as origens deste fiasco inédito dos "Bleus"...
Thierry Henry, avançado

Thierry Henry que tinha estado silencioso até agora (e que aliàs, pouco jogou), desde Àfrica do Sul pediu um encontro com o presidente Nicolas Sarkozy desde que chegasse à Paris.
Obteve satisfação pois este jogador, foi conduzido directamente ao Elysée para encontrar o chefe de estado francês, desde que chegou esta manhã à Paris. Para falarem de quê?
Como é òbvio, mais revelações e ajustes de contas não vão ficar por aqui, e estão na ordem do dia !!
Este fiasco da equipa francesa sacudiu a França estes ùltimos dias...
Quanto ao selecionador Raymond Domenech, é a sua ùltima Copa com os Bleus, pois a sua substituição jà estava prevista pela FFF, mesmo antes desta competição. O seu lugar serà doravante ocupado por Laurent Blanc, antigo campeão da Copa do Mundo em 1998 com Zinedine Zidane.
Patrice Evra, prometeu brevemente fazer declarações à Imprensa. E advertiu: "Personne mentira, tout le monde dira la verité..."

Aucun commentaire: