Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mercredi 11 octobre 2017

NHU NANI, REI DE RABEKADAS E TOKATINAS... DJEDJI MATIAS, DIDI MAREKO, E ISMAEL DE TCHADINHA BAXU PODEM REPOUSAR EM PAZ


NHU NANI  brota fogo nas suas Rabekadas
Improvisações festivas desta natureza creio que sò se vê no Brasil e em Cabo Verde... Dois paìses-irmãos onde existem gentes capazes de animar quase uma cidade inteira musicalmente, francamente a Àfrica é responsàvel de tudo isto!

Faz-me lembrar, com uma certa nostalgia infantil, das rabecadas improvisadas do TCHICO BRUTO
acompanhado no violão por TCHUI DI LOTA no recinto do bar de NHA ANTÒNIA ABREU na Ponta-Belém. No video vemos o NHU NANI com o seu violino, este mùsico e compatriota nosso por onde ele passar nas nossas Ilhas faz o caboverdiano perder o sono e queimar gorduras no corpo. 
O som frenético emitido da Rabeka de NHU NANI é uma droga, mesmo ele não resiste e não perde um sò minuto da sua execução para acompanhà-lo com movimentos frenéticos. Quem não se levanta para dançar quando NHU NANI toca a nossa “choradinha” ?!!

Violino um instrumento de mùsica que é mais conhecido em Cabo Verde por Rabeca, seu outro nome pròprio, principalmente na Praia este instrumento tem animado festas e bailes muito antes do começo do século XX, junto com a Gaita e Cimbôa. Estes dois ùltimos foram relegados ou cantonados no meio rural de Santiago, pelo colonialismo português, porque servia mais para tocar mùsica de “selvagens”. Outra història... Mas que não é difìcil advinhar!
A minha Avò Nha FILIPA MONTEIRO que faleceu com 95 anos, me lembro com saudades, quando eu era criança ouvia-a jà falar das suas Rabekadas, e bailes de Funanà ao som da Gaita e Cimbôa nos anos da sua juventude.

NHU NANI tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente nos anos 90 na Ilha do Sal, em Espargos numa das minhas passagens, num baile que ele tocava à Mil volts e que brota fogo mesmo!
Foi assim que o descobri, tudo graças ao meu amigo-irmão NEY BRAZÃO (quem me partilhou este vidéo) que tem “dessa” feliz particularidade de descobrir “coisas especiais” para se divertir.
Neste baile NHU NANI tocou a Rabeka e preveniu: “Daqui ninguém sai daqui ninguém me tira, não é porque o intruso do Sol aponta o seu nariz atràs de Pedra Lume que vamos parar...” Prova é que dansàmos até às 6 horas de manhã.
Um aviso aos incautos: Quem não estiver em boa condição fìsica é melhor não ir às Rabekadas de NHU NANI.

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Good article. I will be going through some of these issues as well..