CAROS FAMILIARES E AMIGOS PAÌS PERFEITO NÃO EXISTE, ALIÀS COMO NADA NESTE MUNDO, TODAVIA TEMOS A DEMOCRACIA E A PAZ SENDO NA CONJUNTURA INTERNACIONAL ACTUAL ESTES DOIS VALORES PROCURAM-SE...!!
SOMOS UM PAÌS PEQUENO, MAS COMO SE DIZ NO NOSSO PRÒPRIO PAÌS: "TAMANHO NÃO È DOCUMENTO ! "... ENTRETANTO, DITO ISTO, LEMBREM-SE QUE TEMOS POTENCIALIDADES DENTRO E FORA DO NOSSO PAÌS, NA DIÀSPORA, E POR ACRÈSCIMO OS NOSSOS COMPATRIOTAS CABOVERDIANO-DESCENDENTES EM TODOS OS RECANTOS DO GLOBO QUE ENRIQUECE O NOSSO RECURSO HUMANO E INTELECTUAL.
E NÃO ME PRESCINDO DE VOS LEMBRAR AINDA DA NOSSA CAPACIDADE NATURAL DE ADAPTACÃO O QUE NOS PERMITE VIVER EM PAZ EM TODAS AS SOCIEDADES DESTE PLANETA DE CULTURAS DIFERENTES...E TUDO ISTO, CULTIVANDO AO MESMO TEMPO "SAUDADES" DO NOSSO CABO VERDE.
POR ISSO QUE APOIAR A CANDIDATURA DO DR. ISAÌAS BARRETO DA ROSA, NOSSO COMPATRIOTA, ACHO LÒGICO E PERTINENTE.
POIS ELE È ACTUAL COMISSÀRIO DAS "TELECOMUNICACÕES, E TECNOLOGIA DA INFORMACÃO" DA C.E.D.E.A.O., NO SENTIDO EM QUE ELE JÀ CONHECE OS TRILHOS DESTA ORGANIZACÃO.
SE CABO VERDE ACEDER A PRESIDËNCIA DESTE GRANDE ESPACO COMUNITÀRIO E COMERCIAL AFRICANO COM ISAÌAS BARRETO DA ROSA NO POSTO SERIA UMA TRILHAGEM NORMAL PARA O NOSSO PAÌS QUE ESTÀ ALI PARTICIPANDO HÀ 41 ANOS.
PRECISAMENTE 41 ANOS, IDADE DO NOSSO CANDIDATO, NATURAL DE SANTIAGO. FORMADO EM PORTUGAL COM DOUTORAMENTO FEITO EM ESPANHA, E EX-PROFESSOR DA UNIVERSIDADE JEAN PIAGET NA PRAIA.
NÃO HESITE ENTRAR NA SUA PÀGINA DE "APOIO" EM BAIXO, PODE PÔR-LHE PERGUNTA DE ORDEM TÈCNICA, OU OUTRA SE QUISER, SOBRE A "COMUNIDADE ECONÒMICA DOS ESTADOS DA ÀFRICA OCIDENTAL" QUE ELE RESPONDERÀ SEM TARDAR. GARANTO.
►PERFIL SUCINTO DO DR. ISAÍAS BARRETO DA ROSA :
O PROFESSOR DR. ISAÌAS BARRETO DA ROSA, nasceu a 4 de Novembro de 1976 em São Domingos, Ilha de Santiago, Cabo Verde, é casado e pai de 3 filhos.
Desempenha as funções de Comissário da CEDEAO para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação desde Fevereiro de 2014.
Possui uma licenciatura em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, um Mestrado em Desenvolvimento da Gestão pela Escola de Gestão Euro-Árabe de Granada, Espanha, um outro mestrado (Diploma de Estudos Avançados) e um Doutoramento, com distinção, em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
Fez o seu Pós-Doutoramento em Informática pela Universidade de Tallinn, Estónia, tendo tido como tema de investigação, o acesso móvel a bibliotecas digitais em ambientes de infoexclusão. É instrutor Cisco pela University of Central England, Reino Unido e pela Nelson Mandela Metropolitan University, África do Sul.
Antes de desempenhar a funções de Comissário da CEDEAO para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, trabalhou como investigador e docente na Universidade de Tallinn, Estónia, professor na Universidade de Cabo Verde e Professor na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde durante 13 anos, onde assumiu igualmente várias outras responsabilidades, tais como Diretor da Unidade (departamento) de Ciência e Tecnologia, Diretor da Divisão Tecnológica, Diretor do Laboratório de Educação Digital, Administrador da Academia Cisco, Administrador da Academia Microsoft, etc.
Trabalhou igualmente como analista/programador no Centro de Estudos de Problemas de Informação da Universidade Católica Portuguesa.
O PROF. DR. ISAÌAS BARRETO DA ROSA foi ainda consultor para instituições Cabo-Verdianas e internacionais, conferencista em vários países e possui dezenas de artigos científicos publicados em revistas científicas e atas de conferências científicas internacionais.
►BREVE RESENHA SOBRE CEDEAO :
A COMUNIDADE ECONÒMICA DOS ESTADOS DA ÀFRICA OCIDENTAL (C.E.D.E.A.O.) foi criada no dia 28 de Maio de 1975, por Tratado de Lagos em Nigéria. Desde a sua origem é composta por 16 Estados africanos à saber : “CABO-VERDE (como é òbvio, entrou em 1976, um ano depois da sua independência), BENIN, BURKINA-FASO, COSTA DE MARFIM, GÂMBIA, GANA, GUINÈ-CONAKRY, GUINÈ-BISSAU, LIBÈRIA, MALI, NÌGER, NIGÈRIA, SENEGAL, SERRA LEÔA, TOGO, e MAURITÂNIA”.
Este ùltimo Paìs saìu da Organização em 1999 influenciado e tentado pelo desenvolvimento da “União de Magrebe Àrabe” e suas raìzes històricas, compreende-se, o que revelou ser uma bancarrota. Entretanto um outro Paìs àrabe està neste momento batendo às portas da C.E.D.E.A.O. para aderir, é o Marrocos.
Neste vasto espaço sòcio-econòmico de 5,1 milhões de Km² com uma população estimada à 320 milhões de habitantes constatou-se que através de experiência de reagrupamentos da cooperação regional os Estados da Àfrica Ocidental demonstraram muita solidariedade e espìrito comunitàrio.
Aliàs a criação da C.E.D.E.A.O. foi criada na lògica de reforçar esta vontade de se unir, particularmente definir os seus objetivos, e ultrapassar suas diferenças ideològicas quanto à sua maneira de pensar e de realizar a integração regional.
Ter por missão de promover a cooperação e o desenvolvimento em todos os domìnios de actividade econòmica, de abolir neste caso os limites no comércio, de suprimir os obstàculos de livre circulação de pessoas, dos bens e dos serviços, no quadro de uma harmonização polìtica regional.
CABO VERDE como aderente da primeira hora, mais a sua experiência, e com um Presidente da Comissão competente, na pessoa de Dr. ISAÍAS BARRETO DA ROSA, teria vantagens bastantes positivas para os anos vindouros.
1 commentaire:
Crankee Doodle is a Crankee Doodle by Tom Angleberger and Cece Bell is a humorous and
barely academic picturebook in regards to the Yankee Doodle Dandy track.
Enregistrer un commentaire