Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mardi 11 novembre 2014

Um evento no espaço inédito


A sonda espacial européia “Roseta “, depois de 10 anos de viagem no espaço, finalmente como previsto enviarà o seu mòdulo denominado “Philae” pousar no solo do Cometa “67P/T-G” ou Chury como é conhecido, nesta quarta-feira de manhã  12 de novembro, às 9h36 precisas, à 510 milhões de kilòmetros do nosso planeta Terra.
A aterragem do mòdulo Philae (um robot que pesa 100 kilos),  que descola da sonda Roseta que se encontra à 20 km de distância do Cometa, se farà delicadamente e com prudência à velocidade de 3 km/hora. Se tudo correr bem serà a primeira vez que um engenho fabricado pelo homem beijarà a superfìcie dum Cometa. Uma missão cientìfica extraordinària que trarà ao homem muitos ensinamentos, principalmente no que concerne a origem do nosso planeta.

Segundo o quotidiano francês “Le Monde” que tive a oportunidade de folhear hoje, os primeiros resultados desta missão começarão a ser publicados à partir de janeiro do pròximo ano pelos cientistas.
Ainda Le Monde informa, citando os cientistas, que a àgua contida no seio do Cometa supracitado poderia ser da mesma composição que a dos nossos oceanos na Terra.

Um “suspense” reina neste momento em toda Europa entre as pessoas, essencialmente os amadores de aventuras espaciais, pois a aterragem do mòdulo “Philae” poderà ser um sucesso ou poderà ser uma bancarrota se algo correr mal. E seria 10 anos de viagem por um resultado pouco reluzente e sobretudo muito dinheiro evaporado.
Convém referir que uma outra sonda “Giotto” em 1986, da mesma Agência espacial européia, aproximou-se do famoso Cometa de Halley à 600 km de distância sem puder concretizar os seus objetivos.
Como complemento da informação sobre a sonda “Roseta” publiquei um pequeno relato no meu Blog www.benvindotaninho.blogspot.com, datado de 6 de agosto deste ano.

Aucun commentaire: