Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 2 novembre 2014

BLAISE COMPAORÈ, não é mais presidente de BURKINA FASO

BURKINA FASO é um vasto paìs encravado na costa ocidental de Àfrica sem acesso ao mar, ex-colònia francesa, independente em agosto de 1960. Tendo como capital a cidade de Ouagadougou.
O presidente BLAISE COMPAORE (na foto) demissionou ontem devido a três dias de uma violenta manifestação de massa dos burkineses, que ocasionou 30 mortos, para impedi-lo de ficar mais cinco anos no poder através de uma reforma constitucional que ele planeava que lhe permitiria candidatar em 2015 para mais um mandato, seja o quinto desde 1987.

Encontrava-se no poder durante 27 anos, não hà dùvida que esta sua idéia da reforma constitucional, com pequenos arranjamentos entre partidos polìticos corrompidos, foi-lhe fatal.
Convém lembrar que BLAISE COMPAORÈ subiu ao poder em outubro de 1987 depois de ter dado um sangrento golpe de estado ao seu amigo e companheiro de revolução o presidente terceiro-mundista e anti-imperialista THOMAS SANKARA, junto com outras personalidades do regime de então, com a ajuda de algumas capitais europeias.
Segundo alguns quotidianos franceses que pude consultar hoje, BLAISE COMPAORÈ e sua famìlia refugiaram-se em Costa de Marfim limìtrofe, paìs natal da sua esposa.

Infelizmente o cruel dilema da maioria dos paìses africanos  é o poder “ad vitam aeternam” dos seus presidentes e acòlitos, que mergulham o continente mais rico do globo na corrupção e miséria total, com a cumplicidade de “certos” paìses ocidentais. Outro dilema é saber até quando o povo africano suportarà esta desgraça.

Aucun commentaire: