Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

vendredi 16 décembre 2011

Genética vulcânica para um ritmo escaldante...!! Mùsica à vista...

A comunidade negra domina o panorama musical francês e não sò, basta ter à olhos principalmente os Antilhanos e Caboverdianos, mesmo à nìvel mundial.
Cantar, dançar, e rir toma uma grande parte do componente genético do negro. E depois? Felizmente, esta particularidade não podem nos retirar, heim!
Todavia cà vai mais uma bomba para dançarmos este fim de semana, "Party Crew - Elle aime les djs". Dansem se quiserem, "mi gò"... Em todo o caso temo e duvido que resistais! 
Mas eu não posso ficar insensìvel a esses movimentos bem coordenados e frenéticos, sou de "sangue quente" como dizia a minha querida Avò.
Bem, bom fim de semana para todos... Sobretudo não se esqueçam de dançar, cantar, e particularmente rir muito... Convém preparar o corpo para a quadra festiva que se aproxima a grandes passos!

mardi 6 décembre 2011

Ida sim, regresso não...!! Esses "agentes de viagem" sem propòsito e desrespeito pela fé alheia!

Quatro centos togoleses da religião muçulmana encontram-se bloqueados na Meca duas semanas depois da peregrinação. Ao que parece a agência da viagem, estabelecida em Togo, que organizou a viagem de peregrinação pagou o bilhete para a ida, mas esqueceu (?) de pagar o de regresso.
O caso não agradou as autoridades da Aràbia-Saudita. Pois a caridade mesmo entre irmãos partilhando a mesma fé parece ter os seus limites.
Segundo uma ràdio em Lomé (capital do Togo) que contactou um dos infelizes peregrinos, apurou que os mesmos estão a sobreviver graças à mendicidade na rua...!
Mas os "princìpes do petròleo" em tudo isto? Claro que, pelos vistos não se pode contar com os seus dòlares para repatriar esses Togoleses que a fé levou a viajar tão longe assim... Parece que isto é "tenha a fé e desenrasca-te"! Nada de misturar dòlares com a fé irmãos...! Pudera.

Bem, este caso lembrou-me um agente francês de viagens, que não cito o nome, com uma agência (?!) em Paris (casado com uma caboverdiana), que uns anos atràs teve a triste idéia de organizar uma excursão para Cabo Verde durante as férias de verão... Fez uma grande publicidade de bilhetes preferenciais, à baixos preços...! Conseguiu de facto encher o avião de caboverdianos principalmente de França e Hollanda... Sem contar também alguns franceses entre os nossos compatriotas.
Sò que infelizmente para o regresso não havia nem o avião, nem o foguetão, nem o tal agente à vista ao menos para dizer qualquer coisa. A sua agência em Paris tornou-se "fantasma"...! O Aeroporto da Ilha do Sal tornou-se um palco de confusão, de protestos e alaridos!! Cada um a gemer à sua maneira... Nem se sabia contra quem! Contra a mà sorte? (O nosso Governo na altura, em tudo isto?).
Resultado: Vàrios compatriotas nossos desta inesquecìveis férias, perderam o trabalho... Outros estavam em vias de o perder por não terem apresentado no posto da labuta na hora!
Houve mesmo quem comprou novo bilhete de regressso a preço exorbitante, quando não os lugares nos vôos naquela ocasião estavam praticamente todos esgotados, devido às reservações à longa data... Algumas crianças que fizeram parte da viajgem com os pais apresentaram tardiàmente na escola em Paris, e com a matrìcula quase anulada!! 
Alguns jornais franceses da grande tiragem fizeram o eco, nas suas pàginas, dos apelos dos nossos compatriotas retidos no Sal. Naquela altura estava eu presidente de MSCV (Associação caboverdiana de França), com os meus colegas da associação decidimos organizar vàrias reuniões de urgência, com alguns dos caboverdianos que fizeram parte da viagem e que conseguiram chegar à Paris, na presença dum jornalista dum quotidiano local, e de um empregado que se presumia trabalhar para a supracitada "agência fantasma" (este caboverdiano jurou não saber do trama que se confecionava sob a égide do seu patrão)... Com a finalidade de levar o caso para o Tribunal em Paris e conseguir a condenação e uma indemnização justa para os nossos compatriotas sofridos com a viagem. Entretanto o tal agente teve a inteligência, no meio da confusão, de declarar a  falência da sua agência!! Teve mesmo a ousadia de deslocar-se à Ilha do Sal para reconfortar os caboverdianos ali bloqueados, prometendo mesmo um avião ràpidamente que iria os trazer de volta.

Alguns dos "bloqueados" desesperadamente aproveitaram da ocasião para resolver o assunto com o nosso (?) agente  "à tareia"... Graças à intervenção dos policiais presentes no aeroporto, o "nosso agente" teve mais medo do que mal!! Foi escudado e escapou-se de chegar a Paris com a bagagem carregada da "tareia", principalmente da parte dos nossos compatriotas da Hollanda que estavam dispostos a massagear-lhe o corpo com uma severa lição à moda "antiga"...!!Uma das vìtimas aproveitou da ocasião para nos lembrar, não sem razão, que ..."No dia que a nossa ùnica e querida companhia (TACV) praticar preços abordàveis e concorrentes, ao menos nesta época do ano, estaremos ao abrigo desses abutres"! Héhé, xinta bu spera n'ton bu kà tà munta avion!
Prudência! Agentes da viagem desta espécie com agência fantasma, têm proliferados bastantes em Europa e não sò, principalmente nestes tempos da crise!!  Tanta "xuxadeira" e vigarismo, né!! 

lundi 22 août 2011

CABO VERDE, jà tem o seu 4° Presidente da Repùblica eleito ontem, Dr. Jorge Carlos Almeida da Fonseca.

O Dr. Jorge Carlos Almeida da Fonseca, é jurista de formação, natural da Ilha de S. Vicente foi eleito ontem sob as cores da sua formação polìtica o M.P.D. com mais de 54% de votos.
Convém frisar que este compatriota nosso foi antigo Ministro dos Negòcios Estrangeiros, e que jà tinha sido derrotado nas eleições presidenciais de 2001 pelo presidente cessante Pedro Verona Pires.
Para o novo Presidente da Repùblica de Cabo Verde as coisas são "claras" concernente à co-habitação que vai experimentar com o nosso 1° Ministro José Maria Pereira Neves. Aliàs disse: "O quadro das relações entre o Governo e o Presidente està claro na Constituição...E no nosso sistema de Governo, a estabilidade governamental depende menos do Presidente que duma maioria no Parlamento". E se disse?! Veremos.
Todavia, o futuro novo ocupante do Palàcio da Praia-Maria, beneficiou massivamente nestas eleições dos votos dos apoiantes do seu infeliz concorrente da primeira volta Dr. Aristides R. Lima, independente. Este na sua primeira declaração, cujo conteùdo bastante ambìguo, deixou transparecer claro a sua indicação para as urnas, ou seja a sua preferência implìcita para o seu concorrente do M.P.D. .
Que sejamos explìcito, o ex-candidato Dr. Aristides Raimundo Lima não jogou a solidariedade para com o seu colega do mesmo partido, o Eng. Manuel Inocêncio Sousa.
Não hesitou mesmo nas vésperas das eleições para apoiar indirectamente o novo Presidente de Cabo Verde, via um dos membros ìntimos da sua famìlia (fazendo conhecer via imprensa a sua preferência de voto). Caso inédito no historial das eleições em Cabo Verde.

Aliàs o Eng. Manuel Inocêncio Sousa na segunda volta teve dois adversàrios! O fantasma do Aristides R. Lima esteve sempre presente, aliàs os seus apoiantes não souberam esconder esta evidência visto que continuaram a campanha de uma certa maneira. Mas campanha para quem? Ou contra quem? Para a "Cidadania", disseram. Defesa de uma Cidadania (ameaçada?!) sob a manta de um sentimento vulgar e obscuro! Rancor é um prato que se serve quente, costumam dizer os franceses.
O "braço de ferro" entre os campos adversos, digamos dentro da regra e respeito pela democracia, nestas eleições presidenciais deixou o seu rasto de originalidade. A "Cidadania" estava na moda! Por outras palavras, de repente vimos surgir um pretexto fùtil para nos alertar que a "Cidadania" estava em perigo (ainda està?).
E sùbitamente, depois das eleições, o silêncio instalou em torno da pobre "Cidadania" ( tema querida do Aristides R. Lima e dos seus...). Ela sofreu mesmo com a sua utilização demagògica!
Enfim, houve falsas acusações que PAICV organizava "compra de votos" à grande escala, mesmo à nìvel internacional etc. .
Francamente, eu procurei uma loja de votos para comprar alguns para o meu candidato, infelizmente não encontrei esta loja! Lògicamente quando se organiza "compra de votos" (como se disse) é para ganhar e não para perder, é o mìnimo no racional das coisas.
Dr. Jorge Carlos Almeida da Fonseca. Presidente de Cabo Verde
Nos Estados Unidos, o nosso infeliz compatriota Antònio Gerson Semedo viu-se de repente tristemente célebre. Pois foi acusado por um orgão de comunicação online, bem nosso, de ter sido apreendido pela polìcia americana com uma mala com 800 passaportes, e com 250 mil dòlares...! Interpreta-se: Gerson transportava tudo que era necessàrio para "compra de votos"...Pobre patrìcio!
Depois das eleições, claro, averiguou-se que se tratava de falsa informação. A ùnica consolação para o Gerson, foi o pedido de desculpa (?) timidamente feito da parte do jornal em questão e comparsa que difundiram a ignòbil informação. Mas, tarde demais! O prejuìzo moral estava consumido!
Alguns dias antes das eleições desloquei-me à Rotterdam, pude constatar que esta falsa informação circulava velozmente, e alguns batedores da campanha souberam servir oportunamente.

Onde està a ética? Estranha estratégia! Para salvar a "Cidadania" mata-se a Ètica... Eu pensei que os dois valores rimavam...?! E felizmente continuo a pensar.
E no exterior temos ilustres defensores, do nosso modelo de democracia, como Alioune Tine, presidente de ONG "Rencontre Africaine pour la Défense des Droits de l'Homme", declarou: "Cabo Verde é um modelo na organização dos escrutìnios em Àfrica. As eleições passam-se na mais grande serenidade, e na transparência".
Uma consolação me conforta: O meu pai que era um bom filòsofo nas suas horas livres dizia à mim e aos meus irmãos: " Homi antis di mori é tà salta kôbon ku boroncera tudo dià, màs é kà pà sisi...È tà prendi manenti. Màs nhôs ten ki sabi iskodji, kél kuza ki kà bali nhôs dexal undi stà".

Convém salientar, que Pedro Pires prepara para deixar o poder sob um balanço largamente positivo, com uma economia nacional em plena expansão e um nìvel de pobreza em baixo...O PIB do nosso Paìs progrediu de 5,3% em 2010, contra 3,6% em 2009... São dados internacionais. 
Faço votos que estes requisitos continuem com o novo Presidente da Repùblica.



samedi 20 août 2011

ETELVINA TEQUE, um exemplo de militante...Rima com eficiência e responsabilidade!

Etelvina Teque, a primeira Secretària do PAICV em França, no qual aderiu desde 1974, tem levado uma campanha sem relaxe, aliàs como é jà seu hàbito no terreno, nestas presidenciais.
Depois de percorrer a França de norte ao sul visitando as grandes cidades como Lyon, Marseille, Nice, Thonon-les-Bains, Annemasse etc., onde existem comunidades caboverdianas, continuarà a tarefa com os militantes fazendo porta-à-porta à Paris e seus arredores, para finalizar o trabalho nas vésperas do domingo 21 de Agosto.
Etelvina Teque em LYON, durante a campanha presidencial. Julho 2011


Manuel Inocêncio Sousa e Etelvina Teque, em PARIS. Maio 2011.
Esta mulher, bem nossa, tem garras e punhos sòlidos, plena de convicção nunca lhe faltam argumentos adaptados à situação para convencer os nossos compatriotas para cumprirem os seus deveres cìvicos, lembrando sobretudo que Manuel Inocêncio Sousa como presidente da Repùblica e José Maria Neves é um par indicado e uma escolha inteligente do povo para fazer avançar o nosso Paìs, depois de uma larga victòria nas eleições legislativas do fevereiro passado...Efectivamente nada mais lògico e pertinente de concretizar esta vontade na urna.
Não esqueça de votar Manuel Inocêncio Sousa dia 21 de Agosto pròximo.  

jeudi 18 août 2011

A "união" està andando à passos largos...Boa notìcia publicada hoje na A Semana online!

Sucumbi face à importância deste artigo publicada ontem, dia 17, no jornal "A Semana", e dedico-o a um lugar de destaque no meu Blog. Eis a integridade do artigo:

Comissão Regional de Santiago Sul “tambarina” apoia Manuel Inocêncio 17 Agosto 2011.

Sidónio Monteiro deu a cara, enquanto vice-presidente da Comissão Regional de Santiago Sul do PAICV, para declarar o apoio desta comissão ao candidato que conta com o apoio oficial do partido, Manuel Inocêncio Sousa. Este responsável afiança que esta tomada de posição “traduz a vontade de toda a comissão política regional”.

Comissão Regional de Santiago Sul “tambarina” apoia Manuel Inocêncio
“Esta Comissão Política declara o seu apoio consequente ao candidato Manuel Inocêncio Sousa e exorta os militantes a se engajarem activa e responsavelmente na campanha em prol da sua eleição como quarto Presidente da República de Cabo Verde em que, juntos, os militantes e amigos, todo o colectivo do PAICV, cientes do primado da unidade e da coesão nesta hora histórica, comemorarão mais uma vitória de Cabo Verde”, declarou o vice-presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS)do PAICV, Sidónio Monteiro.
A imprensa questionou o facto de ser o vice-presidente Sidónio Monteiro e não o presidente Felisberto Vieira (Filú) a anunciar a decisão da maior região política do PAICV (Santiago Sul) na sequência de uma reunião extraordinária da CPRSS na véspera, terça-feira. E Sidónio Monteiro diz que o faz com “toda a legitimidade de um vice-presidente que representa um colectivo”. E para não deixar dúvidas acrescenta: “Estou a traduzir a vontade de toda a comissão política regional”.
E é com toda a legitimidade que Sidónio Monteiro saúda as candidaturas de Joaquim Jaime Monteiro e Aristides Lima, que apoiava. Felicita “a participação qualificada de ambos para a consagração da diversidade e da democraticidade na política cabo-verdiana”.
Neste sentido, e, “considerando válidas e legítimas todas as participações políticas de apoio dos militantes e amigos do PAICV às diferentes candidaturas na primeira volta”, Sidónio Monteiro “exorta os seus membros ao apoio massivo e à convergência em relação ao Candidato Manuel Inocêncio Sousa, nesta segunda volta, enquanto candidato com o apoio oficial do Partido”.
A liderança deste organismo do PAICV também não foi esquecida e o vice-presidente, em nome do secretariado, “renova o seu voto de confiança e solidariedade activa ao Presidente da Comissão Política da Região Santiago Sul, Felisberto Vieira (Filú)”.

lundi 8 août 2011

ELEICÕES PRESENDENCIAIS DE ONTEM, E AS "COISAS" REPOSTAS NO SEU DEVIDO LUGAR...!

Concernente às Eleições presidenciais de ontem o povo de Cabo Verde dentro e fora do Paìs, souberam pôr as "coisas" no seu devido lugar e ao mesmo tempo aproveitou para viver uma experiência inédita na història do nosso Paìs.
Não obstante a preocupante abstenção, pelo menos em Paris, devido em parte ao perìodo estival em que se organizou estas Eleições, a monotonia de Paris neste domingo do perìodo de férias foi quebrada com a chegada muito cedo dos caboverdianos ao local da Embaixada de Cabo Verde. Mas nada a ver com a afluência aquando das Eleições legislativas no mês de fevereiro passado.
Estive como secretàrio numa das mesas da urna, posso garantir que a operação do escrutìnio decorreu sem qualquer incidente maior, e que o candidato Sr. Manuel Inocêncio Sousa dominou as urnas, com notàveis diferenças de votos seguida do Sr. Jorge Carlos Fonseca. 
Quis a lògica que a normalidade regressasse ao seu ponto de partida como prevista pelo PAICV. Todavia, penso que o partido saberà tirar as lições desta dupla candidatura, embora alheio à sua vontade, numa altura oportuna.
Contudo as regras jà existiam não foram inventadas e nem criadas para a circunstância... Os que não conheciam ou fingiram descobrir sòmente na ocasião da eleição do C.N. as tais regras, enganaram a eles mesmos e apostaram grosseiramente, avançando simultàneamente suposições ridìculas!! 
Que uma evolução se impõe nas pràticas no seio deste orgão do partido acho normal, aliàs como em todas as organizações nenhuma pràtica é definitiva e é susceptìvel de evoluir.
Entretanto, qual é a primeira constatação que tiramos desta primeira "declaração" pòs-eleição do Sr. Aristides Lima? A prmeira vista nada de especial, simplesmente constata-se uma declaração inédita, curiosamente dividida em 14 pontos, para uma eleição inédita na història do nosso paìs. E o ressentimento dum candidato que perdeu na 1a. volta (?), e que irònicamente o destino teima à cantonà-lo em 3° lugar.
Eu francamente esperava uma declaração mais realista, e sem ficar com o sentimento que estou vendo o Sr. Aristides Lima sucumbir ao terrìvel exercìcio de mau perdedor.
Um apelo directo, sincero e limpo, sem rodeios aos seus apoiantes para apoiarem o Inocêncio Sousa na 2a. volta, face a Jorge Carlos Fonseca, seria bem-vindo. Mas aquele não deve estar a sonhar com tal privilégio se finalmente decifrei bem a sua declaração.
Ser um bom perdedor não serà nunca um esforço em vão... Mas francamente onde està a ética quando leio certas "declarações"como esta da do "Municìpio de Santa Maria" que jà està circulando no Web, cujo conteùdo é uma autêntica apologia de macaquice e um ignòbil malabarismo de mau perdedor, de certos apoiantes do Sr. Aristides Lima, que aproveitaram a particularidade destas eleições presidenciais para porem na pràtica ajustes de contas com o PAICV.

dimanche 24 juillet 2011

R.I.P. AMY WINEHOUSE. A cantora foi encontrada morta no seu domicìlio em Londres, neste sàbado....!

http://www.youtube.com/watch?v=TJAfLE39ZZ8&feature=player_detailpage 

A cantora britânica com 27 anos de idade foi encontrada morta no seu domicìlio no norte de Londres, às 16 horas deste sàbado 23 de Julho... AMY para além da sua voz inédita é conhecida pelo seu "look" original e uma higiene de vida desregrada....!!
Considerada como cantora branca com a "voz negra", o seu àlbum "Back To Black" vendeu-se a mais de 11 milhões de exemplares e propulsou-a no firmamento dos grandes cantores do "Soul, Jazz, e Blues".
Interpretou outros tìtulos que foram também grandes sucessos como "You Know I'm No Good, e Wake Up Alone". Os seus trabalhos fizeram sempre unanimidade no concerto da crìtica internacional.
No meio artìstico e por muitas pessoas que a admiram a sua morte, como é òbvio, não surpreendeu visto a sua dependência à droga e ao àlcool. Tendo mesmo uns tempos atràs integrado uma Clìnica para fazer o tratamento da desintoxicação e depois de ter, jà, resistido a uma overdose em 2007.  Eu pessoalmenete não estranho este desfecho fatal.
A sua morte nesta tenra idade deixa-me perplexo, dado a coincidência, pois outros jovens artistas que a natureza limitou o exagero e turbulência aos 27 anos eis: "Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, e Kurt Cobain..."!!!
Uma autòpsia està prevista neste domingo para determinar a causa exacta da sua morte.
A sua voz singular vai deixar um vazio imenso no "ranking" dos grandes cantores da actualidade.  Fica-nos o dever de a desejar um descanso em paz.
Integro aqui o vidéo da sua interpretação de "Back To Black", contemplem e penso que não cansarão de a contemplar.

dimanche 20 mars 2011

Praia, 18 de Março: José Maria Neves, apresenta novo Governo de Cabo Verde

Palàcio do Primeiro-Ministro. Praia-Maria (Vàrzea).
Depois da sua vitòria nas eleições legislativas de 6 de Fevereiro deste ano, Zé Maria Neves acabou de apresentar nosso novo Governo composto por 18 Ministros e três Secretàrios de Estado.
Neste Governo constata-se 10 novas personalidades, entre as quais, hà oito mulheres. Ainda neste elenco governamental temos seis independentes (sem ròtulo partidàrio).
O Primeiro-Ministro, que acumula com a tutela do Ministério da Reforma do Estado, sempre teve a preocupação de integrar mulheres no seu Governo, claro tal gesto faz parte da sua ética democràtica.
Para os caboverdianos que vivem no estrangeiro o alvo da curiosidade é, sem dùvida, o Ministério das Comunidades (Emigração) sob a alçada da Fernanda Fernandes (independente), ex-Cônsul de Cabo Verde no Luxemburgo.
Não a conheço, mas espero que o primeiro contacto com a diàspora se faça ràpidamente e que traga novidades nos concernente... Diàlogo, informação recìproca, propostas, sondagem dos problemas ligados à diàspora, são os componentes da dica para um eventual "sucesso" de um gabinete desta têmpera... E, levando em conta que, cada lar duma famìlia caboverdiana no estrangeiro é um "espaço do territòrio de Cabo Verde".

Cabo Verde: Jornal "Le Monde" - Balanço do Mundo

Segundo o reputado jornal francês "Le Monde", no seu Balanço do Mundo (A situação econòmica internacional), Cabo Verde é um paìs "notàvelmente estàvel e econòmicamente sã..." Nota-se, em ocorrência, que esta observação deste quotidiano francês insere-se num artigo concernente Cabo Verde como supracitei, em que fazem parte ainda 179 paìses da Àfrica, Àsia, Europa, e das Américas, publicado alguns dias antes das eleições legislativas do passado 6 de Fevereiro deste ano em Cabo Verde.

Eis uma parte do conteùdo do artigo: "Uma polìtica macroeconòmica sã apostada num programa de investimento pùblico voluntarista (infraestruturas, turismo e telecomunicações) permitiu que Cabo Verde diminua o impacto da crise mundial em 2009.
Nas mesmas bases, 2010 deveria saldar-se por uma ligeira aceleração do crescimento (4,1%) graça, nomeadamente, ao turismo, que assegura 20% do produto interior bruto (PIB).
O preço desta polìtica mede-se todavia, pela diminuição da dìvida pùblica... O que implica um ajustamento das despesas pùblicas.
Estes bons resultados são devidos a um ambiente polìtico notàvelmente estàvel e democràtico..."

Constato que, a boa reputação da gestão de José Maria Neves na governação de Cabo Verde tem sido uma constância dos quotidianos europeus. 

dimanche 6 février 2011

ARNALDO ANDRADE, cabeça da lista para as Eleições Legislativas, deste domingo 6 de Fevereiro de 2011, para a Europa e Resto do Mundo...Conheça os outros candidatos e as 12 medidas concretas para a nossa emigração.

Arnaldo Andrade, cabeça da lista para as Eleições Legislativas de 6 de Fevereiro de 2011, para a Europa e Resto do Mundo, quando da festa da campanha do Sector de P.A.I.C.V.-França em Saint-Denis, no passado dia 30 de Janeiro recente, fez uma longa intervenção no anfiteatro da "Bourse du Travail" desta cidade frente a uma platéia dos nossos compatriotas, também honraram com as suas presenças V.Exc. Embaixador de Cabo Verde em França Sr. José Duarte, e o Sr. Didier Paillard Presidente da Câmara Municipal de Saint-Denis.

Durante a sua intervenção Arnaldo Andrade informou com detalhes sobre os outros candidatos e candidatas da sua lista, sendo a mais nova tem 29 anos, realçou a suas qualidades de militantes e as suas capacidades de levar o P.A.I.C.V. à vitòria. Sem esquecer em seguida para informar, como é òbvio, sobre a polìtica do P.A.I.C.V. para a nossa emigração, e das 12 medidas concretas do seu programa que conta aplicar para a diàspora...
Lembrou sobre a necessidade da vitòria do P.A.I.C.V. nesta Eleição Legislativa, e que sò os nossos votos evitaria o MPD de voltar à governança no nosso Paìs, e que seria uma catàstrofe o poder nas mãos deste partido como aconteceu no passado.
Temos que votar todos mais logo no P.A.I.C.V. e renovar a nossa confiança no José Maria Neves na direcção do Paìs, "PAMODI NU MESTI MANTI"...
Conheça os outros candidatos e candidatas da lista Europa e Resto do Mundo, e leia as 12 medidas para a emigração. 

jeudi 3 février 2011

Sector de P.A.I.C.V. em França, oficializa a campanha para as Eleições legislativas de 2011... E homenageia o pai da Nação caboverdiana Amìlcar Lopes Cabral.

O Sector de P.A.I.C.V. em França, escolheu o dia 20 de Janeiro passado para o "Lançamento oficial da Campanha para as Eleições Legislativas de 2011", e homenageia solenelmente Amìlcar Cabral em Saint-Denis, cidade contìgua de Paris.
A cidade de Saint-Denis no norte de Paris com os seus 102 mil habitantes, seus Museus de Arte e da Història, Igrejas do estilo gòtico do século XII e XIII abrigando admiràveis sepulturas dos reis de França, Universidades, Catedrais, é cosmopolita por excelência com diàsporas originàrias de vàrios paìses.

Como é òbvio, compreende-se melhor as minhas referências atràs citadas, ao informar que é nesta cidade que se encontra a "Avenida" com o nome do pai da Nação caboverdiana, inaugurada hà três anos atràs, e confesso que não podia haver melhor lugar para concretizar esta nobre idéia...

O P.A.I.C.V. difundiu convites no seio da comunidade caboverdiana e marcou encontro na "Avenue Amìlcar Cabral". A cerimònia que começou às 19 horas, teve como presentes a Sra. Etelvina Teque 1° Secretàrio do Partido em França, S.Exc. Embaixador de Cabo Verde em França Sr. José Duarte, Sr. Sérgio Sanches que preside o comité da direcção de campanha, Sr.Tibo Èvora responsàvel pela equipa de Comunicação, Sra. Maria-José Santos, e eu mesmo, membros integrantes desta equipa. Assim como a presença de vàrios militantes e simpatizantes de P.A.I.C.V., sem contar os passantes que marcaram uma pausa por curiosidade para assistirem o evento.
Tibo Èvora fez um breve apanhado històrico do nosso Heròi nacional, e fez uma curta entoação da canção "Mamãe velha..." da autoria de Amìlcar Cabral, e mundialmente conhecida na voz da cantora brasileira Alcione.

Uma coroa de flores foi posta frente da placa "Avenue Amìlcar Cabral / 1924 - 1973" pela Sra. Etelvina Teque, e fez em seguida uma breve resenha històrica evocando os motivos da nossa presença na doravante històrica Avenida.
O evento continuou com o lançamento oficial da campanha no centro da cidade de Saint-Denis num salão do Square de Geyter, onde um breve discurso foi pronunciado pelo Sr. José Duarte Embaixador de Cabo Verde em França, e que mesmo aproveitou o ensejo para nos cantar algumas mornas do nosso repertòrio nacional.

A serenata musical foi assegurada pelo cantor caboverdiano Jorge Humberto e outros artistas da nossa comunidade. Num ambiente de caboverdianidade foi servida uma ligeira refeição, imortalizado pelos fotogràfos presentes para o efeito, e a filmagem de um clip-video.
Convém referir que, a amizade e a colaboração preciosa do Sr. Didier Paillard Presidente da Câmara Municipal de Saint-Denis,  foi preponderante para o desenrolar deste evento, que como sempre não hesitou pôr à disposição do Sector de P.A.I.C.V. em França, estruturas de acolhimento e outros meios necessàrios para a boa recepção dos nossos compatriotas.
Sobretudo não esqueça de ir votar no pròximo domingo dia 6 de Fevereiro (à partir das 08h00 até 18h00), na Embaixada de Cabo Verde situada em Paris, para melhor assegurarmos "MA NU MESTI MANTI" com o JOSÈ MARIA NEVES e P.A.I.C.V., pois o futuro està nas nossas mãos e não deixemos que antigos "usurpadores" decida por nòs...!! "Kredo en kruz batareto, longi nôs" !!!

dimanche 16 janvier 2011

JOSÈ MARIA NEVES - Pà frenti ku PAICV

Não pode haver interrupção ou interregno na governação de José Maria Neves, caso contràrio a continuação do desenvolvimento do nosso paìs seria comprometida gravemente...!
Lògico, um barco quando apanhar um "bom vento" favoràvel sò nos resta fazer preces para que  este vento continue para chegarmos ao porto de destino seguro... O José Maria Neves està a ser um bom comandante do barco.

O vento somos nòs, caboverdianos e seus descendentes de todas as paragens, que votando no pròximo 6 de Fevereiro na Estrela Negra, faremos que o barco chegue ao bom porto confirmando assim a confiança do leme a José Maria Neves (JMN = Juntos Melhoraremos a Nação).
A propòsito do debate a quatro que houve na média em Cabo Verde, entre José Maria Neves, Antònio Monteiro (UCID), Carlos Veiga (MPD), e João do Rosàrio (PTS), no passado dia 14 deste mês, francamente ficou bem claro que não vamos mudar uma governação que funciona "sò por mudar" seja quais forem os motivos.

José Maria Neves não teve qualquer dificuldade para ofuscar a réplica do Carlos Veiga durante o debate, e a realidade sòcio-econòmico  do nosso Paìs està patente para reforçar a argumentação do nosso 1° Ministro e que, não hesitou para enviar o lìder do MPD à corda lembrando-lhe que não dispõe da moral e nem da credibilidade, para criticar o executivo actual sabendo que "abandonou a governação do Paìs em 2000".

O cùmulo do paradoxo e uma certa ironia achei, foi quando Carlos Veiga teve a mà idéia de imputar ao JMN a situação de "apagões e penùria de àgua" (Electra) no Paìs. Compreende-se melhor, falou de "apagões" e ficou apagado durante todo o debate  não sò pela realidade da questão como pelo carisma desconcertante do José Maria Neves. Pois Carlos Veiga esqueceu, (mesmo a sua memòria ficou apagada) que foi ele que negociou e instalou "apagões" no tempo do seu defunto governo, e que agora, como é òbvio, quem està acendendo as lâmpadas é o José Maria Neves...E não sò!!

Concernente à presença dos "Três Mosqueteiros" (desta vez são portugueses!!!), que à propòsito vem à baila todos os dias na média, em  Cabo Verde para ressarcir Carlos Veiga em ocorrência os senhores Antònio Rebelo de Sousa, Mira Amaral, também o reputado jurista Marcelo Rebelo de Sousa (irmão do primeiro) faz parte da comitiva, não fizeram outra coisa senão de aprofundar cada vez mais o abismo entre o lìder do MPD e o Povo.
Convém agradecer a estes senhores, sem esquecer os conselheiros em comunicação de Carlos Veiga, e fazemos prece, para não lhes faltarem imaginação como esta para nos divertir nestes tempos de carnaval que aproximam.

A presença movimentada destes "Três Mosqueteiros" em Cabo Verde nos alerta, (e como dizia sempre o meu pai Taninho "não hà fumo sem fogo" ), e reforça a pertinência do argumento de José Maria Neves durante o debate supracitado, focando a "falta de credibilidade e de moral" de Carlos Veiga para falar dos problemas do nosso Paìs.
È mais do que evidente que quando se pretende liderar o governo dum Paìs como Cabo Verde, principalmente quando pelo passado jà se experimentou (e falhou...), não é com o apoio dos "Três Mosqueteiros" que não conhecem a realidade sòcio-econòmico do Paìs na sua essência, mormente a sua tradição, a qual se reposa, e que devemos ter em conta se quisermos levar para a frente eficazmente o desenvolvimento de Cabo Verde.

È este conhecimento, ajuntando a agudeza de espìrito, também a capacidade de decifrar a dialéctica do povo, acumuladas e apreciadas na pessoa de José Maria Neves,  que estamos longe de encontrar na da Carlos Veiga.
Não hà dùvida votar-nos-êmos PAICV no pròximo dia 6 de Fevereiro, para não comprometermos o destino do nosso Paìs.

BENVINDO TANINHO

samedi 1 janvier 2011

FELIZ ANO NOVO - BOAS ENTRADAS




BONS DIAS, BONS ANUS, BOAS FESTA NEN POKU PÂ POI NA MÒ NA 2011... SI KÂ DAN N' TA MANDA JORGE RABATA!!!!



BOAS FESTAS, E FELIZ ANO NOVO 2011...

BENVINDO