“Esta Comissão Política declara o seu apoio consequente ao candidato Manuel Inocêncio Sousa e exorta os militantes a se engajarem activa e responsavelmente na campanha em prol da sua eleição como quarto Presidente da República de Cabo Verde em que, juntos, os militantes e amigos, todo o colectivo do PAICV, cientes do primado da unidade e da coesão nesta hora histórica, comemorarão mais uma vitória de Cabo Verde”, declarou o vice-presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS)do PAICV, Sidónio Monteiro.
A imprensa questionou o facto de ser o vice-presidente Sidónio Monteiro e não o presidente Felisberto Vieira (Filú) a anunciar a decisão da maior região política do PAICV (Santiago Sul) na sequência de uma reunião extraordinária da CPRSS na véspera, terça-feira. E Sidónio Monteiro diz que o faz com “toda a legitimidade de um vice-presidente que representa um colectivo”. E para não deixar dúvidas acrescenta: “Estou a traduzir a vontade de toda a comissão política regional”.
E é com toda a legitimidade que Sidónio Monteiro saúda as candidaturas de Joaquim Jaime Monteiro e Aristides Lima, que apoiava. Felicita “a participação qualificada de ambos para a consagração da diversidade e da democraticidade na política cabo-verdiana”.
Neste sentido, e, “considerando válidas e legítimas todas as participações políticas de apoio dos militantes e amigos do PAICV às diferentes candidaturas na primeira volta”, Sidónio Monteiro “exorta os seus membros ao apoio massivo e à convergência em relação ao Candidato Manuel Inocêncio Sousa, nesta segunda volta, enquanto candidato com o apoio oficial do Partido”.
A liderança deste organismo do PAICV também não foi esquecida e o vice-presidente, em nome do secretariado, “renova o seu voto de confiança e solidariedade activa ao Presidente da Comissão Política da Região Santiago Sul, Felisberto Vieira (Filú)”.