Não obstante a preocupante abstenção, pelo menos em Paris, devido em parte ao perìodo estival em que se organizou estas Eleições, a monotonia de Paris neste domingo do perìodo de férias foi quebrada com a chegada muito cedo dos caboverdianos ao local da Embaixada de Cabo Verde. Mas nada a ver com a afluência aquando das Eleições legislativas no mês de fevereiro passado.
Estive como secretàrio numa das mesas da urna, posso garantir que a operação do escrutìnio decorreu sem qualquer incidente maior, e que o candidato Sr. Manuel Inocêncio Sousa dominou as urnas, com notàveis diferenças de votos seguida do Sr. Jorge Carlos Fonseca.
Quis a lògica que a normalidade regressasse ao seu ponto de partida como prevista pelo PAICV. Todavia, penso que o partido saberà tirar as lições desta dupla candidatura, embora alheio à sua vontade, numa altura oportuna.
Contudo as regras jà existiam não foram inventadas e nem criadas para a circunstância... Os que não conheciam ou fingiram descobrir sòmente na ocasião da eleição do C.N. as tais regras, enganaram a eles mesmos e apostaram grosseiramente, avançando simultàneamente suposições ridìculas!!
Que uma evolução se impõe nas pràticas no seio deste orgão do partido acho normal, aliàs como em todas as organizações nenhuma pràtica é definitiva e é susceptìvel de evoluir.
Entretanto, qual é a primeira constatação que tiramos desta primeira "declaração" pòs-eleição do Sr. Aristides Lima? A prmeira vista nada de especial, simplesmente constata-se uma declaração inédita, curiosamente dividida em 14 pontos, para uma eleição inédita na història do nosso paìs. E o ressentimento dum candidato que perdeu na 1a. volta (?), e que irònicamente o destino teima à cantonà-lo em 3° lugar.
Eu francamente esperava uma declaração mais realista, e sem ficar com o sentimento que estou vendo o Sr. Aristides Lima sucumbir ao terrìvel exercìcio de mau perdedor.
Um apelo directo, sincero e limpo, sem rodeios aos seus apoiantes para apoiarem o Inocêncio Sousa na 2a. volta, face a Jorge Carlos Fonseca, seria bem-vindo. Mas aquele não deve estar a sonhar com tal privilégio se finalmente decifrei bem a sua declaração.
Ser um bom perdedor não serà nunca um esforço em vão... Mas francamente onde està a ética quando leio certas "declarações"como esta da do "Municìpio de Santa Maria" que jà està circulando no Web, cujo conteùdo é uma autêntica apologia de macaquice e um ignòbil malabarismo de mau perdedor, de certos apoiantes do Sr. Aristides Lima, que aproveitaram a particularidade destas eleições presidenciais para porem na pràtica ajustes de contas com o PAICV.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire