lundi 19 octobre 2009
O cantor caboverdiano GIL SEMEDO brevemente na capital francesa
A estrela da mùsica caboverdiana, Gil Semedo, vai brilhar na capital francesa no pròximo 19 de Dezembro (sàbado), começando com uma série de concertos.
Convém lembrar que o nosso cantor não é a primeira vez que visita a terra do Voltaire e deixando aqui sempre saudades.
Impossìvel de não fazer uma breve resenha històrica da ascensão musical do Gil que nasceu em "Tchan di tanqui" (Santa Catarina) em São Tiago em 1974, tem uma discografia constante de sucessos, ao longo dos seus 14 albùns.
Gravou o seu primeiro disco aos 16 anos. Com uma voz bem do seu tempo que assemelha a do Mickael Jackson, Gil Semedo é um dançador fora de série essencialmente do funanà, inflamando a platéia seja qual fôr o palco onde estiver. È propìcio acrescentar aqui que a tradição do ritmo musical do interior da Ilha de São Tiago, como funanà, batuco, finasson, està bem patente, como é òbvio, nos seus trabalhos.
O "ìdolo da juventude caboverdiana" conforme é, também, conhecido entre os jovens, usufrui de um sucesso sem falha tanto nas nossas Ilhas como no seio da comunidade caboverdiana no mundo inteiro.
Com uma presença assìdua nos festivais que se realizam anualmente em Cabo Verde essencialmente os da Gambôa (na Praia) e os da Baìa das Gatas (Mindelo), aproveita durante estes eventos para nos surpreender com passos de dança de funanà "sui generis". Muito simples de caràcter, gosta também bastante de pôr em destaque os outros artistas ou grupos do panorama musical caboverdiano.
Isto é uma outra contribuição sã, pròprio dele, para promover os outros mùsicos desde que a oportunidade se apresenta e de fazer conhecer um dos aspectos da nossa cultura.
O artista caboverdiano jà trabalhou com grandes mùsicos de diversas nacionalidades, o que lhe garantiu uma reconhecida internacionalização e uma experiência mais rica.
Para além do seu talento que jà se conhece sobejamente, ocupa também dos seus negòcios, chegou mesmo de criar com um dos seus irmãos na década de 90 a "produtora Giva" no centro de Roterdão, a cidade portuària de Hollanda, o paìs que o acolheu muito novo com os seus, com a finalidade de promover os seus pròprios trabalhos e dos outros artistas também. Todavia acabou por desistir por causa da pirataria generalisada que não lhe permitia atingir os seus objectivos. Lembro aqui que o artista além de lançar neste paìs a maioria de seus discos, participou também num concurso musical "Chuva de Estrelas" na televisão holandesa.
Depois de um acidente que sofreu em Dakar em 1999, que consternou Cabo Verde por causa das sequelas que poderia ter na sua carreira, Gil declarou serenamente numa revista: "Para mim, estar vivo é um milagre! Acredito realmente, que tive uma segunda chance de viver, de continuar em cima do palco, de continuar a fazer a mùsica e transmitir a minha mensagem para o povo. Aprendi que a vida é cair, mas levantar-se e continuar..."
Como disse este talentoso artista, a vida continua e nòs, continuar-nos-êmos a apreciar o seu trabalho. E é dentro deste contexto que aproveitaremos para ir vê-lo em cena à Paris na "La Loco" (ver o endereço e outras informações citados abaixo).
Informo que durante este perìodo os tìtulos inolvidàveis de Gil Semedo serão disponìveis gratuitamente na "Internet".
Benvindo Taninho
GIL SEMEDO em CONCERTO "IN VIVO" NA LA LOCO
-Sàbado 19 de Dezembro de 22h00 à alvorada.
Em primeira parte, à partir de 23h00, estarão em cena MARVIN & TINO MOREIRA
- 2 horas de actuações e, à meia-noite, espectàculo surpreendente.
-Seguido pelos melhores Dj's da capital num ambiente tòrrido.
- Fotògrafo e Operador de filmagem disponìvel.
-Bilhetes - Prévenda: 25 euros. Venda no local: 30 euros mais consumo.
-Exige-se vestuàrio, (sobretudo o espìrito) totalmente irrepreensìvel.
LA LOCO
-Endereço: 90, Boulevard de Clichy - 75018 PARIS
Metropolitano: Linha 2 - Estação: Blanche, Pigalle, Place de Clichy.
-Mais informações concernente a este "evento musical" estão publicadas
no site de: Querida Cv no Facebook
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire