Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

mercredi 18 janvier 2023

SURPREENDENTE DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE FRANCÊS JACQUES CHIRAC, EM 2012, A PROPÓSITO DA ÁFRICA:  👇 

👉  “Nós sangrámos a África durante quatro séculos e meio. 
Em seguida saqueamos suas matérias-primas; depois, dissemos: eles, os africanos, não servem para nada...! 
Em nome da religião, destruímos sua cultura e agora, como as coisas devem ser feitas com mais elegância, roubamos seus cérebros graças às bolsas para estudos. Então, constatamos que a infeliz África não está em um estado brilhante, que não gera elites... Claro depois de ficarmos rico às custas dele, damos-lhe lição...
As pessoas só esquecem uma coisa: É que grande parte do dinheiro que está na nossa carteira vem justamente da exploração, durante séculos, da África. 
Não somente, mas muito vem da exploração da África. 
Então você tem que ter um pouco de bom senso. Não estou dizendo generosidade. Bom senso, justiça, para devolver aos africanos, eu diria, o que lhes foi tirado. Sobretudo porque é necessário, se quisermos evitar as piores convulsões ou dificuldades, com as consequências políticas que isso pode acarretar num futuro próximo” 
                                                  JACQUES CHIRAC
                               
"Presidente francês de mês de maio de 1995 ao maio de 2007"
                                        
Esta declaração supra-citada do Presidente Jacques Chirac me surpreendeu na altura, pela sua coragem embora já não estava Presidente. Homem político da direita, conservador de gema, o qual como é óbvio, não me lembro de ter nutrido alguma admiração para ele durante o seu mandato. Mas estou imensamente de acordo com esta sua inesquecível frase!

Entretanto não é inédito o facto que a África representa  23% da superfície de terras emergentes do Planeta, com imensos recursos nos seus subsolos que geram desde há séculos muitos apetites dos predadores, principalmente dos europeus.

Durante muito tempo pouco povoada, a chegada dos árabes-muçulmanos primeiro, seguida dos europeus, ao detrimento dos seus habitantes naturais que ainda hoje as consequências nefastas são visíveis e não foram fáceis as equações, e continuam a sê-las...! 

Os primeiros procuraram se instalar rapidamente ao mesmo tempo que impuseram guerras, a escravatura, sem esquecer a sua religião islâmica para melhor dominar e calmar os espíritos de revolta. 

Os segundos não procuraram se instalar rapidamente, mas chegaram com uma arma de destruição psicológica massiva que é a religião cristã, avidos de riquezas submeteram os nossos antepassados Africanos aos massacres, deportação, escravatura, seguida de uma colonização feroz. 

Esta declaração, em 2012, do ex-presidente francês Jacques Chirac, pode nos surpreender por ter sido feita por ele, mas o seu conteúdo não constitui uma novidade.        

 


Aucun commentaire: