Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 21 juillet 2019

FERRO GAITA - PoN Di FongA


đŸŽŒ Ferro Gaita ofereceu-nos mais um tÎŻtulo, no fim do ano passado, sempre fiel Ă  nossa tradição e Ă  qualidade musical... O povo agradece, nĂŁo hĂĄ decepção e nem haverĂĄ. 
IduÎŻno e Bino Branco, dois felizes componentes do alicerce deste Grupo musical vigiam que as suas composiçÔes, ou que lhes sejam confiadas por outros, falam sempre das nossas gentes e das suas localidades, estas que os viu nascer e crescer. 
Uma simbiose de reconhecimento e da qualidade de interpretação destes dois comparsas do FUNANA, que jĂĄ nĂŁo se tinha visto desde do desaparecimento, nos princÎŻpios da dĂ©cada de 60, de um outro fenĂłmeno desta nossa mĂșsica tradicional, Toti Lopi Nha Maninha e do seu inseparĂĄvel tocador de ferrinho Pedrinho Nha Carlota, ambos da Cabesa Carrera
A regra no FUNANA, antes de mais, é a improvisação o que nos lembra o Jazz
Pois Toti Lopi Nha Maninha com a sua gaita na improvisação ia longe como cantor de Funana
Bitori Nha Bibinha, um outro artista e especialista bastante respeitado neste gĂ©nero musical, que conheço muito bem, que me refresca a memĂłria Ă  propĂłsito do rapaz de Nha Maninha se por acaso algo estiver errado na minha descrição. 
Todavia, para nĂŁo ser muito longo dispenso-me de falar de CodĂ© Di Dona, de ZĂ©ca Nha Reinalda "fora de sĂ©rie", e do Funça de Paiol pois este Ășltimo muito menos conhecido, portanto mais antigo, mas tambĂ©m era bastante apreciado.đŸŽ·đŸŽžđŸŽș


Aucun commentaire: