Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 21 juillet 2019

FERRO GAITA - PoN Di FongA


🎼 Ferro Gaita ofereceu-nos mais um tίtulo, no fim do ano passado, sempre fiel à nossa tradição e à qualidade musical... O povo agradece, não há decepção e nem haverá. 
Iduίno e Bino Branco, dois felizes componentes do alicerce deste Grupo musical vigiam que as suas composições, ou que lhes sejam confiadas por outros, falam sempre das nossas gentes e das suas localidades, estas que os viu nascer e crescer. 
Uma simbiose de reconhecimento e da qualidade de interpretação destes dois comparsas do FUNANA, que já não se tinha visto desde do desaparecimento, nos princίpios da década de 60, de um outro fenómeno desta nossa música tradicional, Toti Lopi Nha Maninha e do seu inseparável tocador de ferrinho Pedrinho Nha Carlota, ambos da Cabesa Carrera
A regra no FUNANA, antes de mais, é a improvisação o que nos lembra o Jazz
Pois Toti Lopi Nha Maninha com a sua gaita na improvisação ia longe como cantor de Funana
Bitori Nha Bibinha, um outro artista e especialista bastante respeitado neste género musical, que conheço muito bem, que me refresca a memória à propósito do rapaz de Nha Maninha se por acaso algo estiver errado na minha descrição. 
Todavia, para não ser muito longo dispenso-me de falar de Codé Di Dona, de Zéca Nha Reinalda "fora de série", e do Funça de Paiol pois este último muito menos conhecido, portanto mais antigo, mas também era bastante apreciado.🎷🎸🎺


vendredi 5 avril 2019

KASSAV 40 ANOS DE SUCESSOS. UMA PASSAGEM NA PRAIA, CAPITAL DE CABO VERDE.


KASSAV, 40 ANOS JÁ DE EXISTÊNCIA E DE SUCESSOS. E A CIDADE DA PRAIA FOI ESCOLHIDA COMO PALCO DE COMEMORAҪẴO.🎼 🎷🎸🎺 🎻 💓 💗 💖


Considerado como um dos melhores Grupos musicais franceses dos últimos decénios, senão o melhor por alguns especialistas, por terem conseguido federar fãs de todas as origens e credos.
Este grupo já se encontra em Cabo Verde para festejar e comemorar os 40 anos de sua carreira internacional. 
Esta comemoração passar-se-á no Estádio da Várzea, na cidade da PRAIA. Um privilégio adulador para Cabo Verde que està cada vez mais aderindo no âmbito dos Paίses cujo palcos são actualmente muito preferidos dos grandes Grupos musicais, devido essencialmente aos nossos artistas e à nossa bagagem cultural.
JACOB DEVARIEUX o carismático lίder do KASSAV, vocalista, instrumentista, e compositor, é um dos fundadores do grupo em 1979, com os restantes elementos do KASSAV todos originários de Pequenas Antilhas francesas (Ilhas de Guadelupe e Martinica), formam com a cantora JOCELYNE BÉROARD uma coesão homogénea na execução de ritmos musicais Antilho-Africanos, com infalίveis sucessos durante esses 40 anos e tendo mesmo influenciado, como modelo, outros grupos musicais do género.