Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

samedi 18 août 2018

KOFI ANNAN FALECEU ESTA MANHÃ, FOI NOBELIZADO EM 2001.



Entrevista em 2013

KOFI ATTA ANNAN é o sétimo Secretário-Geral das Nações Unidas de 1997 à 2006, duas vezes eleito, faleceu esta manhã com 80 anos, no hospital de Berna-Suίça onde se encontrava em tratamento medical.
Doutor Honoris Causa”, de várias Universidades no mundo, foi galardoado com muitas recompensas entre as quais a de Prémio Nobel da Paz em 2001.
Nasceu em Ảfrica em 1938, República de Ghana, até esta data foi o primeiro diplomata negro nomeado Secretário-Geral da Nações Unidas.
Universitário e poliglota, KOFI ANNAN é autor de vários livros entre os quais o penúltimo: “Intervenções – Uma Vida na Guerra e na Paz”, é considerado pelos especialistas como uma excelente obra para reflexão.

Dele disseram, Thobjom Jagland ex-1° Ministro da Noruega; “...Era inteligente e corajoso”.
Um ministro europeu: “...Quando ele entra numa sala, uma onda de serenidade se propaga. Diria-se um Papa”.
Richard Holbrooke, antigo Embaixador americano na ONU:...Foi o melhor Secretário-Geral das Nações Unidas, sem excepção”.
Depois de sair da O.N.U. ele criou a sua “Fundação Kofi-Annan”, cujo objectivo é mobilizar a vontade polίtica para vencer as ameaças sobre a Paz, para o Desenvolvimento, e os Direitos do Homem.
Foi igualmente nomeado presidente de “Global Elders” (um ONG), um grupo de “pensadores universais” dos quais fazem parte Rev. Desmond Tutu, e Nelson Mandela até à sua morte. 
                                         Kofi Annan
                                       

Aucun commentaire: