Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 16 novembre 2014

QUANDO DUAS ESTATURAS SE CRUZAM... ANEDÒTICO E INTRIGANTE !

Em Cabo Verde tìnhamos Sankudja, Boboxi di Vàrzea, Bissau (antigo empregado da Casa Fernando Sousa), Tchico di Miguelinho Grogo Bedjo, ou Féfé carpinteiro etc. Aceitàvel dizer que são ou foram os nossos “gigantes”, mas nada a ver com o mastodonte turco abaixo.

Uma diferença notàvel: O turco SULTAN KÖSEN o homem mais alto do mundo 2,m51, 32 anos, encontrou ontem com o homem mais pequeno do mundo (tamanho dum bebé) o nepalês CHANDRA BAHADUR DANGI 54cm, 75 anos. São dois recordes à bater.

Os dois homens encontraram-se ontem em Londres, diante do Parlamento britânico, onde juntos tomaram um chà por ocasião da décima edição do “dia dos recordes” organizada por Guinness Book. O tamanho vertiginoso do gigante turco é o resultado dum tumor que afeta seu hipòfise (glândula endòcrina situada na base do cérebro que secreta numerosas hormonas particularmente a do crescimento), felizmente graças à uma operação seguido dum tratamento... E parou de crescer.

jeudi 13 novembre 2014

ROBOT PHILAE pousou


 
Finalmente o Robot « Philae », pousou sem problema no solo do Cometa CHURY (ou Tchoury) às 17h05 horas desta quarta-feira, conforme pode-se ver no video em baixo, deixando a sua mãe, sonda Rosetta , 20 kilòmetros mais longe (ver as imagens no link).

A  fase da aproximação do “Philae” para o Cometa  durou mais ou menos 7 horas, mas teve o tempo suficiente para fazer vàrias fotos, do espaço onde ia pousar, para enviar à Terra.

A Cité des Sciences de La Villette, em Paris, estava repleto de curiosos que vieram assistir em directo, num gigantesco ecrã, a aterragem deste engenho espacial, entre eles o Presidente da repùblica François Hollande que veio acompanhado da Ministra de Educação e Cultura.

Dois lustros de viagem que custou nada mais nada menos que 1 milhar e 300 milhões de euros. Um grande progresso para o Homem e um sucesso extraordinàrio na conquista espacial.

mardi 11 novembre 2014

Um evento no espaço inédito


A sonda espacial européia “Roseta “, depois de 10 anos de viagem no espaço, finalmente como previsto enviarà o seu mòdulo denominado “Philae” pousar no solo do Cometa “67P/T-G” ou Chury como é conhecido, nesta quarta-feira de manhã  12 de novembro, às 9h36 precisas, à 510 milhões de kilòmetros do nosso planeta Terra.
A aterragem do mòdulo Philae (um robot que pesa 100 kilos),  que descola da sonda Roseta que se encontra à 20 km de distância do Cometa, se farà delicadamente e com prudência à velocidade de 3 km/hora. Se tudo correr bem serà a primeira vez que um engenho fabricado pelo homem beijarà a superfìcie dum Cometa. Uma missão cientìfica extraordinària que trarà ao homem muitos ensinamentos, principalmente no que concerne a origem do nosso planeta.

Segundo o quotidiano francês “Le Monde” que tive a oportunidade de folhear hoje, os primeiros resultados desta missão começarão a ser publicados à partir de janeiro do pròximo ano pelos cientistas.
Ainda Le Monde informa, citando os cientistas, que a àgua contida no seio do Cometa supracitado poderia ser da mesma composição que a dos nossos oceanos na Terra.

Um “suspense” reina neste momento em toda Europa entre as pessoas, essencialmente os amadores de aventuras espaciais, pois a aterragem do mòdulo “Philae” poderà ser um sucesso ou poderà ser uma bancarrota se algo correr mal. E seria 10 anos de viagem por um resultado pouco reluzente e sobretudo muito dinheiro evaporado.
Convém referir que uma outra sonda “Giotto” em 1986, da mesma Agência espacial européia, aproximou-se do famoso Cometa de Halley à 600 km de distância sem puder concretizar os seus objetivos.
Como complemento da informação sobre a sonda “Roseta” publiquei um pequeno relato no meu Blog www.benvindotaninho.blogspot.com, datado de 6 de agosto deste ano.

dimanche 9 novembre 2014

KELLY MOREIRA, A BELEZA NEGRA



A nossa top-model Kelly Moreira mesmo disfarçada de uma criatura de outro planeta (ver a primeira foto) não poderà jamais esconder a sua resplandecente beleza.
Depois de começar a desfilar em Paris onde nasceu e criou (Bondy e Athis-Mons), Kelly actualmente vive em Nova Yorque onde exerce os desfiles de moda ao serviço dos grandes costureiros do mundo.
A sua imagem na capa do reputado e exigente magazine feminino francês da moda e beleza, Marie Claire (fundado em 1937), atesta o seu profissionalismo e carisma duma Krioula que nos engrandece.
Ler o pequeno artigo que a consagrei hà 5 anos no meu Blog (em 12/10/2009), www.benvindotaninho.blogspot.com

dimanche 2 novembre 2014

BLAISE COMPAORÈ, não é mais presidente de BURKINA FASO

BURKINA FASO é um vasto paìs encravado na costa ocidental de Àfrica sem acesso ao mar, ex-colònia francesa, independente em agosto de 1960. Tendo como capital a cidade de Ouagadougou.
O presidente BLAISE COMPAORE (na foto) demissionou ontem devido a três dias de uma violenta manifestação de massa dos burkineses, que ocasionou 30 mortos, para impedi-lo de ficar mais cinco anos no poder através de uma reforma constitucional que ele planeava que lhe permitiria candidatar em 2015 para mais um mandato, seja o quinto desde 1987.

Encontrava-se no poder durante 27 anos, não hà dùvida que esta sua idéia da reforma constitucional, com pequenos arranjamentos entre partidos polìticos corrompidos, foi-lhe fatal.
Convém lembrar que BLAISE COMPAORÈ subiu ao poder em outubro de 1987 depois de ter dado um sangrento golpe de estado ao seu amigo e companheiro de revolução o presidente terceiro-mundista e anti-imperialista THOMAS SANKARA, junto com outras personalidades do regime de então, com a ajuda de algumas capitais europeias.
Segundo alguns quotidianos franceses que pude consultar hoje, BLAISE COMPAORÈ e sua famìlia refugiaram-se em Costa de Marfim limìtrofe, paìs natal da sua esposa.

Infelizmente o cruel dilema da maioria dos paìses africanos  é o poder “ad vitam aeternam” dos seus presidentes e acòlitos, que mergulham o continente mais rico do globo na corrupção e miséria total, com a cumplicidade de “certos” paìses ocidentais. Outro dilema é saber até quando o povo africano suportarà esta desgraça.