Foi um precioso presente oferecido pela França aos Estados Unidos da América para celebrar o centenàrio da Declaração da Independência americana, e para selar a grande amizade entre as duas nações. Esta idéia original veio do professor e jurista francês Edouard de Laboulaye.
Esta famosa Estàtua, do seu verdadeiro nome “A Liberdade iluminando o Mundo” é considerado patrimònio mundial da humanidade desde 1984, està situada em Nova Yorque no sul de Manhattan na ilha Liberty Island.
Feita de cobre e ferro forjado tem 93 metros de altura, levou-se 10 anos a ser construìda em França pelo célebre escultor Auguste Bertholdi.
A construção da estrutura interna da Estàtua da Liberdade foi confiada a um grande técnico nesta àrea da época, o engenheiro Gustave Eiffel ou seja o famoso construtor da Torre Eiffel em Paris (do seu pròprio nome).
Considerada como um dos mais importantes monumentos da Nova Yorque e um dos mais simbòlicos dos Estados Unidos. O seu acesso ao pùblico foi proibido depois do atentado de 11 de setembro de 2001 por razões de segurança, nos ùltimos tempos foi reaberto ao pùblico mas com um certo contrôle, limitando o seu nùmero e autorização.
Diz-se que esta Estàtua “representa em geral a liberdade e a emancipação concernente à opressão”.
Entretanto a noção da liberdade no paìs do Tio Sam deixa a desejar e duvido que a Estàtua da Liberdade esteja bem assente.