Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

vendredi 11 avril 2014

TVA (Taxe à la Valeur Ajoutée). Feliz Aniversàrio !

TVA « Taxe à la Valeur Ajoutée » é um imposto indirecto francês aplicado sobre o
consumo em França. Este imposto està de parabéns fez hoje 60 anos.
Foi instituìdo em França ao abrigo da lei de 10 de abril de 1954, graças a um alto funcionàrio, Maurice Lauré, da Direcção-Geral dos Impostos.
Esta iniciativa francesa, bastante contestada ainda hoje por diversas razões, foi imitada em seguida por muitos Paìses no mundo à baila da conveniência e modalidade. Como é o caso da IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) em Portugal ou em Cabo Verde.

Em França tal imposto (mas existem mais, e de todas as cores) contestada ou não, tem uma simples finalidade, segundo o apetite ou estratégia econòmica do governo em posto: De saquear “mais dinheiro” do consumidor para o Estado...(e algures.)
Aliàs, em 2013 TVA fez entrar do bolso do cidadão, via consumo, 143 milhares de Euros para o cofre do Estado. Bonito rendimento.

De acordo com um amigo português, nos seus momentos de humor, não hesita a mudar o sentido da ùltima inicial da TVA, “Taxa sobe o Valor Aldrabado”. Pudera!!
Para além dos Paìses de outros continentes, todos os Paìses da União européia aplicam esta taxa com valores diferentes fixado por cada Estado. Normalmente o montante deste imposto é proporcional ao preço da venda fora da taxa.

Como disse atràs este imposto veio num dia do mês de abril de 1954 para ficar... E ficou.
Como é òbvio, tem belos dias à frente.

jeudi 3 avril 2014

SALOMON BURKE... "SOUL ALIVE"

Cantor Afro-americano, nasceu em Philadelphie (Estados Unidos) em 21 de março de 1940. Aos 9 anos cantava na igreja com o seu pai, aos 12 anos animava a sua pròpria emissão na ràdio, com 19 anos gravou o seu primeiro disco.
A sua panòplia artìstica vai de Gospel para Soul, Country, e evidentemente Blues.
Trabalhou mùtuamente com artistas de renome mundial mundial como Tom Waits, Bob Dylan, Elvis Costello, ou Ben E. King.
Quando ouço “SOUL ALIVE” dà-me a impressão que està ao meu lado. SALOMON BURKE nos deixou em 2010 (nos Paìses-Baixos), mas ele està sempre entre nòs com a sua voz potente e radiante.
SOUL ALIVE” um àlbum que merece estar na sua discoteca.