CENTENÁRIO DE AMÍLCAR CABRAL - 12/09/1924 - 12/09/2024
“AS CRIANÇAS SÃO AS FLORES DA NOSSA REVOLUÇÃO... - SOU UM SIMPLES AFRICANO QUE QUIS SALDAR A SUA DÍVIDA COM O SEU POVO E VIVER A SUA ÉPOCA” - AMÍLCAR CABRAL ((Abel Djassi)
Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"
A comunidade negra domina o panorama musical francês e não sò, basta ter à olhos principalmente os Antilhanos e Caboverdianos, mesmo à nìvel mundial. Cantar, dançar, e rir toma uma grande parte do componente genético do negro. E depois? Felizmente, esta particularidade não podem nos retirar, heim! Todavia cà vai mais uma bomba para dançarmos este fim de semana, "Party Crew - Elle aime les djs". Dansem se quiserem, "mi gò"... Em todo o caso temo e duvido que resistais! Mas eu não posso ficar insensìvel a esses movimentos bem coordenados e frenéticos, sou de "sangue quente" como dizia a minha querida Avò.
Bem, bom fim de semana para todos... Sobretudo não se esqueçam de dançar, cantar, e particularmente rir muito... Convém preparar o corpo para a quadra festiva que se aproxima a grandes passos!
Quatro centos togoleses da religião muçulmana encontram-se bloqueados na Meca duas semanas depois da peregrinação. Ao que parece a agência da viagem, estabelecida em Togo, que organizou a viagem de peregrinação pagou o bilhete para a ida, mas esqueceu (?) de pagar o de regresso. O caso não agradou as autoridades da Aràbia-Saudita. Pois a caridade mesmo entre irmãos partilhando a mesma fé parece ter os seus limites. Segundo uma ràdio em Lomé (capital do Togo) que contactou um dos infelizes peregrinos, apurou que os mesmos estão a sobreviver graças à mendicidade na rua...! Mas os "princìpes do petròleo" em tudo isto? Claro que, pelos vistos não se pode contar com os seus dòlares para repatriar esses Togoleses que a fé levou a viajar tão longe assim... Parece que isto é "tenha a fé e desenrasca-te"! Nada de misturar dòlares com a fé irmãos...! Pudera.
Bem, este caso lembrou-me um agente francês de viagens, que não cito o nome, com uma agência (?!) em Paris (casado com uma caboverdiana), que uns anos atràs teve a triste idéia de organizar uma excursão para Cabo Verde durante as férias de verão... Fez uma grande publicidade de bilhetes preferenciais, à baixos preços...! Conseguiu de facto encher o avião de caboverdianos principalmente de França e Hollanda... Sem contar também alguns franceses entre os nossos compatriotas. Sò que infelizmente para o regresso não havia nem o avião, nem o foguetão, nem o tal agente à vista ao menos para dizer qualquer coisa. A sua agência em Paris tornou-se "fantasma"...! O Aeroporto da Ilha do Sal tornou-se um palco de confusão, de protestos e alaridos!! Cada um a gemer à sua maneira... Nem se sabia contra quem! Contra a mà sorte? (O nosso Governo na altura, em tudo isto?). Resultado: Vàrios compatriotas nossos desta inesquecìveis férias, perderam o trabalho... Outros estavam em vias de o perder por não terem apresentado no posto da labuta na hora! Houve mesmo quem comprou novo bilhete de regressso a preço exorbitante, quando não os lugares nos vôos naquela ocasião estavam praticamente todos esgotados, devido às reservações à longa data... Algumas crianças que fizeram parte da viajgem com os pais apresentaram tardiàmente na escola em Paris, e com a matrìcula quase anulada!! Alguns jornais franceses da grande tiragem fizeram o eco, nas suas pàginas, dos apelos dos nossos compatriotas retidos no Sal. Naquela altura estava eu presidente de MSCV (Associação caboverdiana de França), com os meus colegas da associação decidimos organizar vàrias reuniões de urgência, com alguns dos caboverdianos que fizeram parte da viagem e que conseguiram chegar à Paris, na presença dum jornalista dum quotidiano local, e de um empregado que se presumia trabalhar para a supracitada "agência fantasma" (este caboverdiano jurou não saber do trama que se confecionava sob a égide do seu patrão)... Com a finalidade de levar o caso para o Tribunal em Paris e conseguir a condenação e uma indemnização justa para os nossos compatriotas sofridos com a viagem. Entretanto o tal agente teve a inteligência, no meio da confusão, de declarar a falência da sua agência!! Teve mesmo a ousadia de deslocar-se à Ilha do Sal para reconfortar os caboverdianos ali bloqueados, prometendo mesmo um avião ràpidamente que iria os trazer de volta.
Alguns dos "bloqueados" desesperadamente aproveitaram da ocasião para resolver o assunto com o nosso (?) agente "à tareia"... Graças à intervenção dos policiais presentes no aeroporto, o "nosso agente" teve mais medo do que mal!! Foi escudado e escapou-se de chegar a Paris com a bagagem carregada da "tareia", principalmente da parte dos nossos compatriotas da Hollanda que estavam dispostos a massagear-lhe o corpo com uma severa lição à moda "antiga"...!!Uma das vìtimas aproveitou da ocasião para nos lembrar, não sem razão, que ..."No dia que a nossa ùnica e querida companhia (TACV) praticar preços abordàveis e concorrentes, ao menos nesta época do ano, estaremos ao abrigo desses abutres"! Héhé, xinta bu spera n'ton bu kà tà munta avion!
Prudência! Agentes da viagem desta espécie com agência fantasma, têm proliferados bastantes em Europa e não sò, principalmente nestes tempos da crise!! Tanta "xuxadeira" e vigarismo, né!!
CENTENÁRIO DE AMÍLCAR CABRAL - 12/09/1924 - 12/09/2024
“AS CRIANÇAS SÃO AS FLORES DA NOSSA REVOLUÇÃO... - SOU UM SIMPLES AFRICANO QUE QUIS SALDAR A SUA DÍVIDA COM O SEU POVO E VIVER A SUA ÉPOCA” - AMÍLCAR CABRAL ((Abel Djassi)
NICO, la star franco-cap-verdienne de "Digital painting".
Nhu Naxu dja flaba:
"Ala ta ben dia ki ta djobedu orina di purtuges pa fozi ramedi ka ta atxadu" - profecia ki "Nhu NAXU" fozi na si tempo, ma un dia ma Cabo Verde ta ser indipendenti i dono di si distino.