Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

dimanche 8 novembre 2009

CULTURA: A CANTORA CABOVERDIANA MARIA DE BARROS - "Faço as minhas mùsicas pensando nas minhas gentes e não sò em vender discos...E informar sobre a minha cultura e o que somos. Através de mim que conheçam o meu paìs..."

 conteùdo do tìtulo são as palavras da nossa bela cantora Maria de Barros numa entrevista que concedeu no Outubro ùltimo, no México, ao jornal Milénio.com (on line). A cantora caboverdiana se encontrava na cidade mexicana para promover o seu ùltimo trabalho musical intitulado "Morabeza" (Emi,  2009). Caracterizou este seu disco como "uma expressão simples e sublime que caracteriza a alma de um povo, a solidariedade em tempos de infortùnio, a simpatia e amizade".
Maria que tem uma preocupação constante com Cabo Verde afirmou ainda - quando o jornal a fêz saber que constatou um peso das raìzes musicais bem definido - "Sou uma das embaixadoras de Cabo Verde  e não quero que as pessoas conheçam o meu paìs através de uma coisa que não o representa realmente... Este disco dedico-o as gentes do meu paìs e aos caboverdianos na diàspora".


Disse ainda: "...Quando estamos felizes temos a mùsica, e quando estamos triste é a mesma coisa. Incrìvel o meu paìs apesar de ser pequeno com menos de meio milhão de habitantes, existe muita gente com talento para a mùsica. As nossas canções falam das coisas normais da vida, ironia, humor, amor roubado, de um amor não correspondido etc. Somos um povo que gosta de rir, e fazer coisas para esquecer o que nos põe triste..."
Interrogada sobre a sua relação com a Cesària Èvora disse que conhece-a hà muitos anos mesmo antes que ela fosse famosa mundialmente - na altura que foi para Cabo Verde à procura de suas raìzes, pois nasceu em Dakar - e cantaram juntas algumas vezes. Sobre a Diva ela acrescentou ainda que "ela me fez observar que temos que ser humilde, nunca deixar que a fama nos suba à cabeça, manter a integridade, não esquecer de onde vimos e usar a fama para fazer algo de bom".
Maria de Barros que antes vivia em Rhôde Island (USA), actualmente vive em Los Angeles (Califòrnia), està sempre em contacto permanente com Cabo Verde inteirando sempre da sua cultura e seus problemas, e sente um imenso prazer em fazê-lo.


Aproveito para referir que no domìnio social ela é bastante activa em Cabo Verde. Tem 3 escolas para crianças muito pobres não faltando nada em apetrechos. Também tem uma escola de mùsica e persiste em incentivar os jovens alunos a encarar a aprendizagem com seriedade. Faz sempre apelo aos seus fans que enviem os instrumentos, que não usam, para levar para Cabo Verde.
A cantora faz parte ainda de uma "Fundação" que se ocupa da violência contra as mulheres, apoiando-as com ajuda fìsica e psicològica, principalmente as que vivem sòzinha.

O jornal Milénio.com realçou que a Cesària Èvora colocou Cabo Verde no contexto internacional, mas que a sua protegida Maraia de Barros confirma a qualidade de uma cultura sonora de raìzes ritmìcos muito fortes. Utilizando nos seus discos "Nha Mundo, Dança, e Morabeza" ritmos como funanà, coladeira, morna, e brangendo mesmo as outras culturas etc..
Neste contexto, digo que o Milénio.com acertou no alvo e que quanto à nòs, caboverdianos, desejamos muitos êxitos à nossa cantora para usufruir uma longa vida e que nos faça sempre prazer escutando-a como tem sido até agora.
A promoção do seu ùltimo album no México coincidiu com dois concertos, na capital deste paìs da américa latina, no Voilà Acoustique nos dias 20, e 21 de outubro passado.
A nossa esbelta cantora considera que vive da mùsica de Cabo Verde e acha que tem responsabilidade de ajudar seu paìs, por outras palavras, retribuir um pouco do muito que dele recebe. Uma idéia nobre que caracteriza finalmente Maria de Barros para além de sua simpatia, morabeza, e seu amor patriòtico. Deslumbre sob as melodias desta sublime cantora visitando o seu site: www.myspace.com/mariadebarros      



     









Maria 
       
        de
         
          Barros

















Fotos:www.mariadebarros.com                                     


Aucun commentaire: