Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

jeudi 28 février 2013

O Papa Bento XVI renuncia ao seu cargo pontifical. Foi-se embora hoje....



O Papado està vacante … ! O Papa Bento XVI como tinha anunciado hà duas semanas, a sua demissão tornou-se efetiva hoje às 20 horas. Na altura tinha anunciado a sua decisão evocando o seguinte: “Cheguei a conclusão que as minhas forças, em razão da minha idade avançada (85 anos), não são mais aptas à exercer adequadamente o ministério pontifical...” A notìcia surpreendeu todas as Instituições mundiais, fiéis e infiéis, até entre os Cardeias no Vaticano a estupefacção não se escondia, pois alguns deles não estavam ao corrente… Até o pròprio 1° ministro italiano, Màrio Monti, confessou estar « surpreso » com o anùncio da dignidade màxima deste pequeno Estado religioso do planeta.
Um paradoxo, sabendo que o ex-actual Papa era o colaborador e conselheiro mais pròximo do seu antecessor o Papa João Paulo II que aliàs assumiu a sua missão até a morte, e que se calhar, deve tê-lo mesmo aconselhado para aguentar e continuar, não obstante a sua doença e velhice!! João Paulo II deve estar a dar voltas na sua sepultura... Enfim, esta demissão deve ser o sinal do fim dum “radicalismo” de outros tempos da Igreja Catòlica?! Difìcil fazer uma previsão! Kau mau...!

Segundo algumas fontes dignas de crédito circulando em França, os motivos da saùde do Papa não são as ùnicas causas da demissão do Bento XVI... Apontam-se ainda a sua incapacidade de reformar a nossa Igreja apesar de ter tentado fazê-lo com sinceridade. Repito, "com sinceridade", acho eu. Ainda, os escândalos financeiros repetidos, casos flagrantes de pedofilia praticados pelos sacerdotes no mundo, corrupção digno de "cosa nostra", a revelação recente do chamado caso “Vatileaks”, pràticas homosexuais no seio do Vaticano etc,etc....E enfim para coroar tudo, ùltimamente vi na televisão francesa um video em que sacerdotes (integrados no Vaticano) meio-nus numa discoteca numa festa “gai”, e que segundo parece foi organizado por um sacerdote homosexual!! Concernente a pedofilia, sò nos Estados Unidos existem 4400 padres envolvidos nesta pràtica criminal, que causou 11 mil vìtimas, que foram precisos indemnizar cerca de 3 milhares de dòlares. Sem falar noutros paìses de Europa, principalmente nos da América latina e Àfrica, que se calhar não terão a mesma sorte de receber alguma indemnização qualquer! Convém lembrar que, como é òbvio, 80% dos catòlicos encontram-se no hemisfério sul ou seja nos paìses mais pobres do globo.

Cedendo a minha curiosidade, segundo alguns livros que folheei esta demissão papal é um facto sem precedente na història da Igreja catòlica na nossa era moderna. Senão teria-se que remontar os séculos XV e XIII, hà mais de 600 anos, para se encontrar a demissão do Papa Gregòrio XII, e a do Celestino V que foi a mais espetacular, pois pediu a demissão cinco meses depois de ter sido investido... Foi um recorde na història da demissão dos soberanos pontìfices!!  
Todavia, pessoalmente achei a decisão do Joseph Ratzinger ou seja o Papa Bento XVI bastante corajosa e sincera, pois preferiu abdicar que fracassar nos seus intentos. Pronunciou hà pouco mais de uma hora um discurso de despedida, entre o qual ressoou estas simples palavras: “ ...Jà não serei mais Papa doravante serei um simples peregrino”!! Com isto Vaticano està na vacatura...
Foi para o seu retiro de “Castel Gandolfo”, mais tarde voltarà para o Vaticano onde integrarà um Mosteiro para viver o resto da sua vida. O seu sucessor serà conhecido nos meados do pròximo mês de março, eleito pelo Conclave.
O Papa Bento XVI nos ùltimos momentos do seu Pontificado, depois do seu discurso de adeus.