Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

lundi 27 août 2012

NEIL ARMSTRONG: O primeiro Passo na Lua, e o seu ùltimo "passo" na Terra.

Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Buzz Aldrin, em 1969
No dia 20 de Julho de 1969, um jovem homem americano de 39 anos, andou pela primeira vez na Lua! O comandante Neil Armstrong ficou e ficarà eternamente como o primeiro terrestre que andou no solo lunar, seguido também vinte minutos depois dos passos de Buzz Aldrin, o outro astronauta que também fez parte da històrica viagem para a Lua, junto com Michael Collins.
Neil Armstrong, faleceu ontem com 82 anos, devido a consequência de uma operação cardio-vascular, às 21h17, vinte dias depois do seu aniversàrio. Este heròi da conquista espacial, foi também piloto militar e engenheiro durante o qual participou na guerra das duas Coreias nos anos 50.
Levava uma vida normal não obstante o mito e a fama, cultivava a discrição e conseguia viver na normalidade. Desta façanha recusava sempre ocupar o 1° lugar, sabendo que nesta històrica viagem havia também os dois astronautas supracitados. Não hesitou mesmo a levantar um processo no Tribunal contra seu barbeiro quando descobriu que este guardou algumas mechas dos seus cabelos para vender na internet.
Era conhecido por detestar a celebridade, aliàs sobre esta viagem à Lua diria: "20 mil empresas, 300 mil homens e 3% do PIB americano permitiram entrar na Història, acrescentando ainda, ...E eu sou simplesmente a cabeça desta pirâmide".
Apesar disso, a União Astronòmica Internacional batizou uma cratera do impacto lunar de seu nome. Ainda mais, uma estrela à sua homenagem marca o passeio do famoso Walk of Fame de Hollywood. Mas todas estas homenagens agaça o homem!
Entretanto esta viagem  para o nosso satélite natural, não restam dùvidas, é simplemente uma grande proeza cientìfica por excelência, dado os meios técnològicos e logìsticos que existiam na época, sem esquecer que foi uma missão altamente perigosa.
O mundo estava em plena guerra fria, e a conquista espacial fazia parte da querela dos dois grandes protagonistas de então, Estados Unidos da América e a União Soviética.
Não obstante, ainda hoje se questiona para quê serviu finalmente as duas horas e meia passadas pelos astronautas no solo lunar. Até hoje as respostas foram dadas à conta-gotas...!
Fica esta frase célebre de Neil Armstrong quando deu os seus primeiros passos na Lua: "Um pequeno passo para o Homem, mas um passo gigante para a Humanidade".

 

Aucun commentaire: