Benvindo di Taninho - "NHU NAXU, RIBA’L KUTELO TA SUMARA MUNDO"

lundi 6 janvier 2014

O MUNDO DO FUTEBOL ABALADO... FALECEU EUSÈBIO O GRANDE "PANTERA NEGRA"!!


 




 O grande jogador português EUSÈBIO DA SILVA FERREIRA, 71 anos, faleceu às 4h30 na manhã deste domingo em Lisboa, por insuficiência cardìaca. “PANTERA NEGRA” como era conhecido no mundo do futebol, foi considerado um dos maiores jogadores português, e do mundo, nas décadas de 60 à 70 junto com o grande PELÈ, com quem muitas vezes partilhou o tìtulo de Rei.

EUSÈBIO, nasceu em Maputo (ex-Lourenço Marques) capital de Moçambique, no bairro da Mafalala, em 25 de janeiro de 1942. Foi pràticamente educado sò pela mãe Elisa Anissabeni, pois o pai Laurindo Antònio da Silva Ferreira faleceu quando ele tinha 8 anos.
Começou a jogar muito cedo com o Sporting de Lourenço Marques, veio jogar para o Sport Lisboa e Benfica desde idade 18 anos, club este com quem ganhou o tìtulo de campeão de Europa na década de 60 contra o grande Real Madrid de Di Steffano, e onze vezes o tìtulo de campeão de Portugal.

Recebeu em 1965 o troféu “Balão de Ouro”, sendo na altura o primeiro jogador negro a ser galardoado com tal distinção, e duas vezes designado “Bota de Ouro” em 1968 e 1973. Levou Portugal a conquistar o 3° lugar numa Copa do Mundo memoràvel em Inglaterra, onde consagrou-se maior marcador desta competição com 9 golos marcados. Para além de ser um grande futebolista, pois no domìnio de “fair-play” e humanismo era uma referência que faz unanimidade no mundo do futebol. Ninguém esquece o abraço de consolação que ele dava de vez em quando aos guarda-redes adverso depois de lhes marcar um golo. Numa época em que os jogadores eram menos protegidos pelos regulamentos, e que a internete e as redes sociais da mesma estavam longìnquos de fazerem aparição.

Sua força atlética, velocidade e técnica, deixarão traços indeléveis na història do futebol mundial.
Mesmo depois de deixar de jogar não deixou o mundo do esférico, EUSÈBIO tornou um fiel embaixador do Benfica e da Federação Portuguesa do Futebol.
As homenagens estão a chegar simultâneamente de todos os cantos do mundo principalmente das grandes personalidades do futebol.

O corpo do EUSÈBIO, como é òbvio, està exposto no Estàdio da Luz onde uma multidão de portugueses e estrangeiros desfilaram durante todo este domingo para uma ùltima homenagem ao “PANTERA NEGRA”. O funeral serà esta segunda feira às 17 horas à partir do Estàdio da Luz.
As homenagens estão a chegar simultâneamente de todos os cantos do mundo principalmente das grandes personalidades do futebol.

Pelé: Lamento a morte do meu irmão Eusébio (publicou uma foto de ambos na sua pàgina do Facebook.)
José Mourinho: Eu cresci com EUSÈBIO e Amàlia Rodrigues. Como os grandes sìmbolos de Portugal, eles são simplesmente imortais.
Michel Platini (actual presidente de UEFA): Ele foi um dos maiores jogadores da història do futebol mundial.
Joseph Blatter (presidente da FIFA): O futebol perdeu uma legenda, mas EUSÈBIO conservarà seu lugar entre os maiores. Ele era um Embaixador do fufebol e da Fifa, vai nos fazer falta enormemente. Repousa em paz Pantera Negra.
Cristiano Ronaldo: Sempre eterno EUSÈBIO. Repousa em paz.

EUSÈBIO era muito amigo dos caboverdianos e do nosso Paìs o qual visitou vàrias vezes, onde existe um Largo com o seu nome na Praia (na Achada Santo Antònio).
Portugal decretou três dias de luto nacional.

Aucun commentaire: